Este estudo explorou a compreensão dos carboidratos por estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio em uma escola estadual de Pernambuco, através da disciplina eletiva de Saúde e Nutrição. Realizado ao longo de seis aulas, o trabalho adotou uma abordagem teórico-metodológica que combinou métodos expositivos, atividades práticas e investigativas. O foco foi desmistificar os carboidratos, frequentemente mal interpretados na cultura dietética popular. As aulas foram estruturadas para engajar os alunos em um aprendizado ativo, utilizando recursos visuais como data show, e atividades interativas, incluindo cruzadinhas e mapas mentais. O referencial teórico foi baseado na literatura nutricional que destaca a importância dos carboidratos como fonte primária de energia. Metodologicamente, o estudo enfatizou a aprendizagem experiencial, permitindo que os alunos construíssem conhecimento através da exploração e da prática. Os resultados indicaram um aumento significativo na compreensão dos alunos sobre os carboidratos. A atividade experimental, que investigou a presença de amido nos alimentos, foi particularmente reveladora, com muitos estudantes surpresos ao descobrir quais alimentos continham amido. Este exercício não só reforçou o conteúdo teórico, mas também promoveu habilidades de pensamento crítico e investigativo. O estudo demonstrou que uma abordagem integrada, que combina teoria e prática, pode ser eficaz no ensino de conceitos nutricionais complexos para adolescentes. Os alunos não apenas adquiriram conhecimento teórico, mas também desenvolveram uma compreensão mais profunda e aplicada dos carboidratos, o que pode contribuir para escolhas alimentares mais informadas no futuro.