RPG NO ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE DA SUA APLICAÇÃO POR MEIO DA ESCALA LIKERT
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111638 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3917 "inscrito_id" => 1022 "titulo" => "RPG NO ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE DA SUA APLICAÇÃO POR MEIO DA ESCALA LIKERT" "resumo" => "O “Role Playing Game” (RPG), utilizado como jogo didático, sendo caracterizado como “jogo de interpretação de papéis” é considerado uma ferramenta didático-pedagógica relevante, que aborda a educação como emancipação humana e transformação do sujeito. O objetivo geral dessa pesquisa foi o desenvolvimento de um jogo didático em RPG, com intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre o conteúdo de Tabela Periódica, na disciplina de Química, identificando através de um Questionário Diagnóstico, o nível de conhecimento com relação aos elementos químicos da Tabela Periódica e as dificuldades encontradas por discentes, em identificar os elementos químicos no dia a dia. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com abordagem semiquantitativa, utilizando o Questionário Diagnóstico, em Escala Likert, dividido em quatro categorias ligadas aos aspectos sociais, motivacionais, de aprendizagem e ligados ao jogo didático e, posteriormente, foi realizada a aplicação do jogo aos discentes do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Eletromecânica do IFCE campus Tabuleiro do Norte. A análise dos dados foi realizada por meio da elaboração de uma tabela em Escala Likert, especificando as médias aritméticas e os desvios padrões das respostas dos discentes. Os resultados da utilização do jogo didático em RPG demonstraram um alcance na transformação do sujeito discente, pois além de facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre o conteúdo de Tabela Periódica, houve uma percepção dos discentes como protagonistas da história narrativa do jogo didático, considerando a sua individualidade e a sua formação humana e integral, possibilitando a construção do conhecimento de forma individual e coletiva e o fortalecimento do pensamento crítico, assim como também, a proposta foi considerada relevante e inovadora, pois a maioria dos discentes nunca tinham participado de uma metodologia de ensino como a que foi proposta, além disso, os aspectos sociais, motivacionais e de aprendizagem foram considerados de forma significativa pelos discentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1022_TB3917_19042024150622.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIA LIVIA VIANA FRANCA" "autor_nome_curto" => "JULIA" "autor_email" => "jliviaviana@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111638 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3917 "inscrito_id" => 1022 "titulo" => "RPG NO ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE DA SUA APLICAÇÃO POR MEIO DA ESCALA LIKERT" "resumo" => "O “Role Playing Game” (RPG), utilizado como jogo didático, sendo caracterizado como “jogo de interpretação de papéis” é considerado uma ferramenta didático-pedagógica relevante, que aborda a educação como emancipação humana e transformação do sujeito. O objetivo geral dessa pesquisa foi o desenvolvimento de um jogo didático em RPG, com intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre o conteúdo de Tabela Periódica, na disciplina de Química, identificando através de um Questionário Diagnóstico, o nível de conhecimento com relação aos elementos químicos da Tabela Periódica e as dificuldades encontradas por discentes, em identificar os elementos químicos no dia a dia. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com abordagem semiquantitativa, utilizando o Questionário Diagnóstico, em Escala Likert, dividido em quatro categorias ligadas aos aspectos sociais, motivacionais, de aprendizagem e ligados ao jogo didático e, posteriormente, foi realizada a aplicação do jogo aos discentes do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Eletromecânica do IFCE campus Tabuleiro do Norte. A análise dos dados foi realizada por meio da elaboração de uma tabela em Escala Likert, especificando as médias aritméticas e os desvios padrões das respostas dos discentes. Os resultados da utilização do jogo didático em RPG demonstraram um alcance na transformação do sujeito discente, pois além de facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre o conteúdo de Tabela Periódica, houve uma percepção dos discentes como protagonistas da história narrativa do jogo didático, considerando a sua individualidade e a sua formação humana e integral, possibilitando a construção do conhecimento de forma individual e coletiva e o fortalecimento do pensamento crítico, assim como também, a proposta foi considerada relevante e inovadora, pois a maioria dos discentes nunca tinham participado de uma metodologia de ensino como a que foi proposta, além disso, os aspectos sociais, motivacionais e de aprendizagem foram considerados de forma significativa pelos discentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1022_TB3917_19042024150622.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIA LIVIA VIANA FRANCA" "autor_nome_curto" => "JULIA" "autor_email" => "jliviaviana@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }