Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RPG NO ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE DA SUA APLICAÇÃO POR MEIO DA ESCALA LIKERT

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O “Role Playing Game” (RPG), utilizado como jogo didático, sendo caracterizado como “jogo de interpretação de papéis” é considerado uma ferramenta didático-pedagógica relevante, que aborda a educação como emancipação humana e transformação do sujeito. O objetivo geral dessa pesquisa foi o desenvolvimento de um jogo didático em RPG, com intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre o conteúdo de Tabela Periódica, na disciplina de Química, identificando através de um Questionário Diagnóstico, o nível de conhecimento com relação aos elementos químicos da Tabela Periódica e as dificuldades encontradas por discentes, em identificar os elementos químicos no dia a dia. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com abordagem semiquantitativa, utilizando o Questionário Diagnóstico, em Escala Likert, dividido em quatro categorias ligadas aos aspectos sociais, motivacionais, de aprendizagem e ligados ao jogo didático e, posteriormente, foi realizada a aplicação do jogo aos discentes do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Eletromecânica do IFCE campus Tabuleiro do Norte. A análise dos dados foi realizada por meio da elaboração de uma tabela em Escala Likert, especificando as médias aritméticas e os desvios padrões das respostas dos discentes. Os resultados da utilização do jogo didático em RPG demonstraram um alcance na transformação do sujeito discente, pois além de facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre o conteúdo de Tabela Periódica, houve uma percepção dos discentes como protagonistas da história narrativa do jogo didático, considerando a sua individualidade e a sua formação humana e integral, possibilitando a construção do conhecimento de forma individual e coletiva e o fortalecimento do pensamento crítico, assim como também, a proposta foi considerada relevante e inovadora, pois a maioria dos discentes nunca tinham participado de uma metodologia de ensino como a que foi proposta, além disso, os aspectos sociais, motivacionais e de aprendizagem foram considerados de forma significativa pelos discentes.

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