EXPLORANDO O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO NUMA SEQUÊNCIA DE ENSINO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111762 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4113 "inscrito_id" => 12718 "titulo" => "EXPLORANDO O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO NUMA SEQUÊNCIA DE ENSINO" "resumo" => "No mundo onde somos constantemente expostos a diversas formas de radiação. Diariamente, recebemos informações sobre medidas de proteção em diversas situações do cotidiano. O uso de protetor solar é um exemplo comum. Exames médicos relacionados a tais exposições tornam-se cada vez mais empregados pelos profissionais da saúde. Portanto, nosso objetivo foi criar uma sequência de ensino que explorasse o espectro eletromagnético, examinando diferentes formas de radiação e as medidas de proteção correspondentes. A abordagem baseou-se nos três momentos pedagógicos: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. O primeiro, permite engajar os alunos ao apresentar questões e situações relevantes relacionadas às radiações e seus potenciais impactos na saúde de modo a despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes. O segundo, permite aos alunos a oportunidade de explorar e compreender os conceitos relacionados às radiações, suas propriedades e os mecanismos de proteção. E o último momento, os alunos devem ser incentivados a aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais. O total de encontros sugeridos são 16 hora-aulas, distribuídos da seguinte maneira 4, 8 e 4 aulas para o primeiro, segundo e terceiro momentos, respectivamente. Examinaremos as oportunidades que essa abordagem pode proporcionar dentro do ambiente da sala de aula, considerando a prática e a reflexão sobre as radiações e as medidas de proteção, com uso de pesquisa de materiais e debates em grupo nos quais os alunos possam construir seu próprio conhecimento. Eles devem ser estimulados a refletir criticamente e a tomar decisões conscientes em relação ao seu próprio bem-estar e ao bem-estar do outro. Ao final da aplicação da sequência de ensino espera-se que os alunos possam desenvolver uma compreensão abrangente do espectro eletromagnético, desde suas propriedades fundamentais até suas aplicações práticas, promovendo, assim, a curiosidade científica e a conscientização sobre questões relacionadas às radiações eletromagnéticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12718_TB4113_17102024094022.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARMANDO ALVES DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "ARMANDO MENEZES" "autor_email" => "aamfisiclaleska@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111762 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4113 "inscrito_id" => 12718 "titulo" => "EXPLORANDO O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO NUMA SEQUÊNCIA DE ENSINO" "resumo" => "No mundo onde somos constantemente expostos a diversas formas de radiação. Diariamente, recebemos informações sobre medidas de proteção em diversas situações do cotidiano. O uso de protetor solar é um exemplo comum. Exames médicos relacionados a tais exposições tornam-se cada vez mais empregados pelos profissionais da saúde. Portanto, nosso objetivo foi criar uma sequência de ensino que explorasse o espectro eletromagnético, examinando diferentes formas de radiação e as medidas de proteção correspondentes. A abordagem baseou-se nos três momentos pedagógicos: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. O primeiro, permite engajar os alunos ao apresentar questões e situações relevantes relacionadas às radiações e seus potenciais impactos na saúde de modo a despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes. O segundo, permite aos alunos a oportunidade de explorar e compreender os conceitos relacionados às radiações, suas propriedades e os mecanismos de proteção. E o último momento, os alunos devem ser incentivados a aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais. O total de encontros sugeridos são 16 hora-aulas, distribuídos da seguinte maneira 4, 8 e 4 aulas para o primeiro, segundo e terceiro momentos, respectivamente. Examinaremos as oportunidades que essa abordagem pode proporcionar dentro do ambiente da sala de aula, considerando a prática e a reflexão sobre as radiações e as medidas de proteção, com uso de pesquisa de materiais e debates em grupo nos quais os alunos possam construir seu próprio conhecimento. Eles devem ser estimulados a refletir criticamente e a tomar decisões conscientes em relação ao seu próprio bem-estar e ao bem-estar do outro. Ao final da aplicação da sequência de ensino espera-se que os alunos possam desenvolver uma compreensão abrangente do espectro eletromagnético, desde suas propriedades fundamentais até suas aplicações práticas, promovendo, assim, a curiosidade científica e a conscientização sobre questões relacionadas às radiações eletromagnéticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12718_TB4113_17102024094022.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARMANDO ALVES DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "ARMANDO MENEZES" "autor_email" => "aamfisiclaleska@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }