As políticas públicas no contexto da educação desempenham um papel fundamental sendo essenciais para aprimorar a qualidade da educação no país possibilitando a inclusão de grupos marginalizados, adoção de práticas pedagógicas inclusivas para as minorias étnicas e pessoas LGBTQIAP+. Diante desse cenário, dentre as diversas iniciativas adotadas pelo governo para garantir o acesso universal à educação, melhorar a qualidade do ensino e promover o desenvolvimento social e econômico, poucas englobam todos os estratos da sociedade, além disso, a falta de efetivação das iniciativas que levem a real implantação de leis de inclusão educacional para garantir o acesso de todos resulta uma série de consequências negativas, como desperdício de recursos, desigualdade na distribuição dos benefícios entre outros, resultando em aumento da desigualdade social. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é refletir, a partir da pesquisa bibliográfica, sobre os problemas em busca de soluções que garantem que as políticas públicas na educação sejam implementadas de forma eficaz, transparente e equitativa. Além de efetivadas da maneira correta a fim de realmente promover a melhoria da qualidade da educação e da inclusão de todos os alunos promoverá acolhimento adequado às diversas etnias e a grupos sociais, desse modo não excluindo grande parte da população estudantil, por isso é muito importante que as políticas que promovem a inclusão a diversidade sejam efetivadas de maneira correta tratando o diferente de forma diferente em todos os ambientes escolares e educacionais