O avanço da tecnologia trouxe mudanças importantes para a educação, incluindo o ensino de computação. Essa disciplina passou por transformações significativas, buscando garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem, conectando-se às demandas de cada geração e adaptando-se à tecnologia de cada época. A crescente cultura digital tem influenciado a forma como as pessoas aprendem, compartilham informações e se comunicam. No contexto escolar, os alunos têm acesso aos meios digitais, o que tem levado a uma mudança na forma de interação na sala de aula. O objetivo deste trabalho é analisar o impacto da inserção do ensino da computação na prática docente, destacando os benefícios e desafios associados a essa abordagem pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada pelo procedimento técnico metodológico da revisão bibliográfica explorando abordagens pedagógicas que integram o ensino de computação, fundamentadas em autores como Seymour Papert e Mitchel Resnick (2008), que são referências na área de aprendizagem computacional e educação digital como Levy (1999). Além disso, considerou-se a necessidade de adaptação dos métodos tradicionais de ensino aos recursos digitais, levando em conta as transformações socioculturais decorrentes da Revolução Tecnológica. Os resultados indicam que a inserção do ensino de computação na prática docente traz benefícios significativos. Os alunos desenvolvem habilidades cognitivas, como pensamento lógico e criatividade, e a utilização de recursos pedagógicos digitais promove uma aprendizagem mais participativa. No entanto, surgem desafios relacionados à ética, privacidade de dados e equidade de oportunidades, que precisam ser abordados. Em suma, o ensino de computação na educação impacta positivamente, alinhando a aprendizagem aos desafios do mundo digital, desde que seja aplicado de forma adequada, integrando habilidades computacionais à formação integral dos alunos.