O IMPACTO DA INSERÇÃO DO ENSINO DA COMPUTAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112131 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4637 "inscrito_id" => 14005 "titulo" => "O IMPACTO DA INSERÇÃO DO ENSINO DA COMPUTAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O avanço da tecnologia trouxe mudanças importantes para a educação, incluindo o ensino de computação. Essa disciplina passou por transformações significativas, buscando garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem, conectando-se às demandas de cada geração e adaptando-se à tecnologia de cada época. A crescente cultura digital tem influenciado a forma como as pessoas aprendem, compartilham informações e se comunicam. No contexto escolar, os alunos têm acesso aos meios digitais, o que tem levado a uma mudança na forma de interação na sala de aula. O objetivo deste trabalho é analisar o impacto da inserção do ensino da computação na prática docente, destacando os benefícios e desafios associados a essa abordagem pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada pelo procedimento técnico metodológico da revisão bibliográfica explorando abordagens pedagógicas que integram o ensino de computação, fundamentadas em autores como Seymour Papert e Mitchel Resnick (2008), que são referências na área de aprendizagem computacional e educação digital como Levy (1999). Além disso, considerou-se a necessidade de adaptação dos métodos tradicionais de ensino aos recursos digitais, levando em conta as transformações socioculturais decorrentes da Revolução Tecnológica. Os resultados indicam que a inserção do ensino de computação na prática docente traz benefícios significativos. Os alunos desenvolvem habilidades cognitivas, como pensamento lógico e criatividade, e a utilização de recursos pedagógicos digitais promove uma aprendizagem mais participativa. No entanto, surgem desafios relacionados à ética, privacidade de dados e equidade de oportunidades, que precisam ser abordados. Em suma, o ensino de computação na educação impacta positivamente, alinhando a aprendizagem aos desafios do mundo digital, desde que seja aplicado de forma adequada, integrando habilidades computacionais à formação integral dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14005_TB4637_01102024154648.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO MOLINA FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "GUSTAVO MOLINA" "autor_email" => "gustavo.molina17@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112131 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4637 "inscrito_id" => 14005 "titulo" => "O IMPACTO DA INSERÇÃO DO ENSINO DA COMPUTAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O avanço da tecnologia trouxe mudanças importantes para a educação, incluindo o ensino de computação. Essa disciplina passou por transformações significativas, buscando garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem, conectando-se às demandas de cada geração e adaptando-se à tecnologia de cada época. A crescente cultura digital tem influenciado a forma como as pessoas aprendem, compartilham informações e se comunicam. No contexto escolar, os alunos têm acesso aos meios digitais, o que tem levado a uma mudança na forma de interação na sala de aula. O objetivo deste trabalho é analisar o impacto da inserção do ensino da computação na prática docente, destacando os benefícios e desafios associados a essa abordagem pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada pelo procedimento técnico metodológico da revisão bibliográfica explorando abordagens pedagógicas que integram o ensino de computação, fundamentadas em autores como Seymour Papert e Mitchel Resnick (2008), que são referências na área de aprendizagem computacional e educação digital como Levy (1999). Além disso, considerou-se a necessidade de adaptação dos métodos tradicionais de ensino aos recursos digitais, levando em conta as transformações socioculturais decorrentes da Revolução Tecnológica. Os resultados indicam que a inserção do ensino de computação na prática docente traz benefícios significativos. Os alunos desenvolvem habilidades cognitivas, como pensamento lógico e criatividade, e a utilização de recursos pedagógicos digitais promove uma aprendizagem mais participativa. No entanto, surgem desafios relacionados à ética, privacidade de dados e equidade de oportunidades, que precisam ser abordados. Em suma, o ensino de computação na educação impacta positivamente, alinhando a aprendizagem aos desafios do mundo digital, desde que seja aplicado de forma adequada, integrando habilidades computacionais à formação integral dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14005_TB4637_01102024154648.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO MOLINA FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "GUSTAVO MOLINA" "autor_email" => "gustavo.molina17@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }