SABERES DO PEDAGOGO NO JUDICIÁRIO: EVIDENCIANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NÃO ESCOLARES
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Tais mudanças no campo de atuação do pedagogo têm reverberado positivamente nos cursos de Pedagogia no sentido de ressignificar a identidade destes profissionais e sua atuação em cenários não escolares. A temática do artigo atualiza discussões e abordagens sobre os conhecimentos necessários para práticas que extrapolam os contextos escolares. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e análise documental por meio da abordagem qualitativa. Assim, buscou-se colaborar para a discussão sobre novos lugares para os saberes da pedagogia. Verificou-se que, no Poder Judiciário, o pedagogo trata da matéria judiciária processual e extraprocessual em situações de acolhimento, escuta, laudo, pareceres e formação de magistrados. Dessa forma, conclui-se que, a atuação nas equipes interdisciplinares tem como objetivo evitar a revitimização da criança e do adolescente cuja escuta especializada é capaz de garantir direitos no sistema judiciário. 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