Neste relato de experiência compartilhamos a vivência proporcionada pela aplicação de oficinas de aprendizagem realizadas por uma ação de um programa de extensão universitária, intitulado “Playground da Matemática”, com o objetivo de explorar conceitos matemáticos junto a estudantes do segundo período da Educação Infantil. Para estimular a aprendizagem matemática desde a primeira infância, a ação extensionista “A Matemática na Educação Infantil” concebe e aplica atividades didáticas que buscam despertar a curiosidade da criança, estimular o seu raciocínio lógico e a sua capacidade de resolver problemas. A fundamentação teórica contempla as normativas e legislações vigentes para a Educação Infantil. Nesse contexto, as oficinas integraram aspectos lúdicos para viabilizar a promoção do aprendizado da matemática e potencializar a construção de habilidades relacionadas a números naturais, grandezas, medidas e formas geométricas por crianças na faixa etária de cinco a seis anos. Os recursos utilizados durante as oficinas de aprendizagem envolveram contação de histórias, confecção de origamis, jogos e desafios lógicos. A metodologia adotada possui caráter qualitativo de procedimentos experimentais, com relato e análise das oficinas de aprendizagem matemática realizadas em quatro Centros de Educação Infantil (CEI’s) da rede pública do município de Joinville (SC), com a participação de um total de 140 estudantes. Os resultados indicam que as oficinas estimularam os participantes a desenvolverem habilidades relacionadas à classificação, comparação, correspondência e seriação, que compõem o grupo de relações fundamentais necessárias para ocorrer o aprendizado matemático na infância, em especial para impulsionar o desenvolvimento cognitivo da criança no tocante à compreensão do conceito de número. Dentre as conclusões, destacamos a relevância de projetos de extensão na integração entre a universidade pública e a comunidade escolar.