O NOVO ENSINO MÉDIO: EXPECTATIVAS, DESAFIOS E DESDOBRAMANTOS NA VIDA ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO
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Propomos como objeto teórico, o Novo Ensino Médio e, como empírico, o processo de implementação deste na escola locus da pesquisa. A base teórica fundamentou-se na análise das políticas públicas para Ensino Médio, com ênfase na reforma do Novo Ensino Médio. Para atender a esta demanda, foi necessário identificar os principais desafios enfrentados pelos estudantes, professores e gestores durante a implementação do Novo Ensino Médio e de que maneira estes desafios dificultaram o processo de ensino-aprendizagem. Para alcançar tal objetivo, foram coletados dados através de questionários e observação participante. Os dados Foram tratados de forma qualitativa, sob a metodologia da pesquisa-ação. Ao longo da pesquisa, verificamos que o processo de implementação se deu de forma cuidadosa, com a realização de reuniões para a escolha das trilhas dos itinerários formativos adequadas ao perfil docente e planejamento das aulas dos novos componentes curriculares. 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