Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROJETO DE VIDA DA FAMÍLIA CAMPONESA (PVFC) DA EFA DOM FRAGOSO: A EXPERIÊNCIA DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Projeto de Vida da Família Camponesa (PVFC) é uma mediação da Pedagogia da Alternância adotada na Escola Família Agrícola (EFA) Dom Fragoso, no desenvolvimento do seu projeto de Educação do Campo, Contextualizada para a Convivência com o Semiárido, ancorado na formação Integral e Libertadora, com e para jovens camponeses/as. Com o objetivo de desvelar/valorizar o Projeto de Vida da Família Camponesa, como ferramenta imprescindível na experiência de educação libertadora vivenciada na EFA Dom Fragoso, o estudo descreve o PVFC como Mediação Pedagógica da Alternância, evidenciando a contribuição do Plano de Estudo (PE) na sua construção e reafirmando a importância deste na efetivação da formação de jovens camponeses/as. De caráter qualitativo, de cunho exploratório, o estudo realizou-se por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, com pesquisa de campo realizada através da observação participante. Os dados confirmam a contribuição da formação ofertada pela EFA Dom Fragoso para a autonomia das famílias camponesas e de suas comunidades, informando que 130 dos 195 técnicos/as em agropecuária que se formaram tendo o PVFC como mediação pedagógica norteadora do processo pedagógico, ressignificaram a produção familiar e deram continuidade ao PVFC junto de suas famílias por meio da produção de alimentos de qualidade produzidos de forma agroecológica, da captação e adequado manejo da água, do criatório de animais apropriados ao lugar, do beneficiamento e comercialização da produção excedente, influenciando também outras famílias da sua comunidade. Apontam também que o modelo de Educação ofertado na EFA Dom Fragoso é ferramenta essencial para o fortalecimento da identidade camponesa dos/as jovens, apresentando possibilidades que garantam a permanência no campo, tendo-o como lugar de resistência, de potencialidades e de possibilidades.

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