SAVANA LITERÁRIA: ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO LEITORA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112550 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5227 "inscrito_id" => 12853 "titulo" => "SAVANA LITERÁRIA: ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO LEITORA" "resumo" => "A alfabetização e a formação leitora são temas centrais nas pesquisas educacionais no Brasil. Este trabalho se configura em um relato de experiência que descreve práticas de leitura e alfabetização em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Marcelino Vieira/RN. Esta experiência se deu a parti do projeto didático "Savana Literária" que surgiu da observação de que a literatura afro era pouco valorizada em sala de aula, apesar da maioria das crianças serem pardas e negras. O projeto propôs e propõe estratégias para usar histórias afrobrasileiras para despertar o interesse pela leitura, fortalecer a alfabetização e enriquecer o vocabulário das crianças. O questionamento central foi: como utilizar histórias afrobrasileiras para valorizar a literatura afro, despertar o interesse pela leitura e fortalecer a alfabetização? Justifica-se pela promoção de uma educação inclusiva, valorizando culturas afrobrasileira e indígena, usando a literatura para desenvolver leitura, escrita, empatia e criatividade, alinhando-se às diretrizes da BNCC (2017). O referencial teórico inclui Ferreiro & Teberosky (1999), Soares (2016), Gomes (2005), Adichie (2019), e Solé (1994), dentre outros/as autores/as. O projeto "Savana Literária" inclui leitura diária de livros afrobrasileiros e indígenas, rodas de conversa, uso de cartões de acompanhamento, exploração de cartazes pedagógicos, Cantinho da Leitura, decoração temática, atividades no Laboratório de Informática, oficinas de contação de histórias, visitas a museus, produção de cartazes, teatro, feira literária, troca de livros, escrita criativa, gincana literária e culminância com mostra cultural. Essas iniciativas fortaleceram e fortalecem a parceria entre escola e família, promovendo o desenvolvimento integral das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID12853_TB5227_27052024142000.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARY CARNEIRO DE PAIVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARY CARNEIRO D" "autor_email" => "marycarneiro04@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112550 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5227 "inscrito_id" => 12853 "titulo" => "SAVANA LITERÁRIA: ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO LEITORA" "resumo" => "A alfabetização e a formação leitora são temas centrais nas pesquisas educacionais no Brasil. Este trabalho se configura em um relato de experiência que descreve práticas de leitura e alfabetização em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Marcelino Vieira/RN. Esta experiência se deu a parti do projeto didático "Savana Literária" que surgiu da observação de que a literatura afro era pouco valorizada em sala de aula, apesar da maioria das crianças serem pardas e negras. O projeto propôs e propõe estratégias para usar histórias afrobrasileiras para despertar o interesse pela leitura, fortalecer a alfabetização e enriquecer o vocabulário das crianças. O questionamento central foi: como utilizar histórias afrobrasileiras para valorizar a literatura afro, despertar o interesse pela leitura e fortalecer a alfabetização? Justifica-se pela promoção de uma educação inclusiva, valorizando culturas afrobrasileira e indígena, usando a literatura para desenvolver leitura, escrita, empatia e criatividade, alinhando-se às diretrizes da BNCC (2017). O referencial teórico inclui Ferreiro & Teberosky (1999), Soares (2016), Gomes (2005), Adichie (2019), e Solé (1994), dentre outros/as autores/as. O projeto "Savana Literária" inclui leitura diária de livros afrobrasileiros e indígenas, rodas de conversa, uso de cartões de acompanhamento, exploração de cartazes pedagógicos, Cantinho da Leitura, decoração temática, atividades no Laboratório de Informática, oficinas de contação de histórias, visitas a museus, produção de cartazes, teatro, feira literária, troca de livros, escrita criativa, gincana literária e culminância com mostra cultural. Essas iniciativas fortaleceram e fortalecem a parceria entre escola e família, promovendo o desenvolvimento integral das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID12853_TB5227_27052024142000.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARY CARNEIRO DE PAIVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARY CARNEIRO D" "autor_email" => "marycarneiro04@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }