PROGRAMA DE ENSINO PARA DESENVOLVER HABILIDADE EM ESTUDANTE COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112577 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5264 "inscrito_id" => 12382 "titulo" => "PROGRAMA DE ENSINO PARA DESENVOLVER HABILIDADE EM ESTUDANTE COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "A pesquisa teve como objetivo desenvolver um programa de ensino para estudante com dificuldade de aprendizagem na aquisição da habilidade de distinção de fato de opinião. A proposta trata-se de um estudo experimental com tratamento alternado. O participante da pesquisa foi um estudante com dificuldade de aprendizagem, matriculado no quinto ano do ensino fundamental em uma escola pública. O delineamento experimental envolveu a utilização de três fases: linha de base, intervenção e follow-up. A coleta de dados se deu com a aplicação de teste realizado pré-intervenção que resultou na linha de base. A segunda etapa foi o mapeamento individual do estudante após cada sessão, com a utilização de testes para subsidiar o nível de desenvolvimento em cada sessão com a implementação do ensino. Outro instrumento foi o diário de campo que consistia em anotações durante as sessões de ensino. Por fim, com as sessões finalizadas, se deu a sondagem, o fallow-up para mensurar o efeito da intervenção na aquisição da habilidade. O resultado da proposta de ensino apresentou elevação do nível de aprendizagem do estudante, uma vez que demonstrou desenvolvimento do conhecimento acerca do processo em estudo a partir da manipulação das variáveis. Contudo, acentua-se a presença de barreiras durante o ensino. Indica-se para os próximos estudos o aprofundamento na proposta com a ampliação das sessões de ensino, para contribuir com o crescimento do nível de aprendizagem" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12382_TB5264_07102024075120.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANE MOREIRA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "JANE M CARVALHO" "autor_email" => "moreirajane@estudante.ufscar.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112577 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5264 "inscrito_id" => 12382 "titulo" => "PROGRAMA DE ENSINO PARA DESENVOLVER HABILIDADE EM ESTUDANTE COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "A pesquisa teve como objetivo desenvolver um programa de ensino para estudante com dificuldade de aprendizagem na aquisição da habilidade de distinção de fato de opinião. A proposta trata-se de um estudo experimental com tratamento alternado. O participante da pesquisa foi um estudante com dificuldade de aprendizagem, matriculado no quinto ano do ensino fundamental em uma escola pública. O delineamento experimental envolveu a utilização de três fases: linha de base, intervenção e follow-up. A coleta de dados se deu com a aplicação de teste realizado pré-intervenção que resultou na linha de base. A segunda etapa foi o mapeamento individual do estudante após cada sessão, com a utilização de testes para subsidiar o nível de desenvolvimento em cada sessão com a implementação do ensino. Outro instrumento foi o diário de campo que consistia em anotações durante as sessões de ensino. Por fim, com as sessões finalizadas, se deu a sondagem, o fallow-up para mensurar o efeito da intervenção na aquisição da habilidade. O resultado da proposta de ensino apresentou elevação do nível de aprendizagem do estudante, uma vez que demonstrou desenvolvimento do conhecimento acerca do processo em estudo a partir da manipulação das variáveis. Contudo, acentua-se a presença de barreiras durante o ensino. Indica-se para os próximos estudos o aprofundamento na proposta com a ampliação das sessões de ensino, para contribuir com o crescimento do nível de aprendizagem" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12382_TB5264_07102024075120.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANE MOREIRA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "JANE M CARVALHO" "autor_email" => "moreirajane@estudante.ufscar.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }