A pesquisa teve como objetivo desenvolver um programa de ensino para estudante com dificuldade de aprendizagem na aquisição da habilidade de distinção de fato de opinião. A proposta trata-se de um estudo experimental com tratamento alternado. O participante da pesquisa foi um estudante com dificuldade de aprendizagem, matriculado no quinto ano do ensino fundamental em uma escola pública. O delineamento experimental envolveu a utilização de três fases: linha de base, intervenção e follow-up. A coleta de dados se deu com a aplicação de teste realizado pré-intervenção que resultou na linha de base. A segunda etapa foi o mapeamento individual do estudante após cada sessão, com a utilização de testes para subsidiar o nível de desenvolvimento em cada sessão com a implementação do ensino. Outro instrumento foi o diário de campo que consistia em anotações durante as sessões de ensino. Por fim, com as sessões finalizadas, se deu a sondagem, o fallow-up para mensurar o efeito da intervenção na aquisição da habilidade. O resultado da proposta de ensino apresentou elevação do nível de aprendizagem do estudante, uma vez que demonstrou desenvolvimento do conhecimento acerca do processo em estudo a partir da manipulação das variáveis. Contudo, acentua-se a presença de barreiras durante o ensino. Indica-se para os próximos estudos o aprofundamento na proposta com a ampliação das sessões de ensino, para contribuir com o crescimento do nível de aprendizagem