CANTANDO HISTÓRIAS: ARTE, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRIATIVOS E CRÍTICOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112593 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5287 "inscrito_id" => 15068 "titulo" => "CANTANDO HISTÓRIAS: ARTE, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRIATIVOS E CRÍTICOS" "resumo" => "Esse trabalho é resultado de um projeto de intervenção pedagógica o Projeto Cantando Histórias, que usava especificamente a música no ensino de história, que foi aplicado na escola municipal Eliza Nunes da cidade de Imperatriz-MA dentro do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) o objetivo é ensinar aos alunos sobre o período da ditadura e concomitante à isso auxiliar no desenvolvimento da criatividade, pensamento crítico e expressão pessoal nas crianças. A educação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, então o trabalho estuda como a arte pode ser usada como uma aliada sendo assim possível ampliar o potencial de aprendizagem de uma forma multidisciplinar, mas também em pontos específicos, de necessidade fundamental para a formação de um cidadão produtiva para a sociedade, e mais preparado para expressar-se diante a uma realidade. Teorias como as de Piaget e Vygotsky (2002) destacam a importância do ambiente na aprendizagem, enquanto as teorias de Torrance (1972) e Amabile (1998) abordam a criatividade como um processo multifacetado. A educação artística, conforme discutida por Gardner (1990) e Eisner (1991), integra diferentes áreas do currículo escolar e promove habilidades cognitivas e expressivas. A metodologia usada foi um estudo de caso, análise de documentos e revisão de diversos autores já citados e por meio dessas abordagens, é possível compreender melhor as experiências e percepções das crianças em relação à arte e à sua influência no desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID15068_TB5287_23052024172241.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RYAN PEDRO BARROS MATOS" "autor_nome_curto" => "RYAN" "autor_email" => "ryan.matos@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112593 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5287 "inscrito_id" => 15068 "titulo" => "CANTANDO HISTÓRIAS: ARTE, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRIATIVOS E CRÍTICOS" "resumo" => "Esse trabalho é resultado de um projeto de intervenção pedagógica o Projeto Cantando Histórias, que usava especificamente a música no ensino de história, que foi aplicado na escola municipal Eliza Nunes da cidade de Imperatriz-MA dentro do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) o objetivo é ensinar aos alunos sobre o período da ditadura e concomitante à isso auxiliar no desenvolvimento da criatividade, pensamento crítico e expressão pessoal nas crianças. A educação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, então o trabalho estuda como a arte pode ser usada como uma aliada sendo assim possível ampliar o potencial de aprendizagem de uma forma multidisciplinar, mas também em pontos específicos, de necessidade fundamental para a formação de um cidadão produtiva para a sociedade, e mais preparado para expressar-se diante a uma realidade. Teorias como as de Piaget e Vygotsky (2002) destacam a importância do ambiente na aprendizagem, enquanto as teorias de Torrance (1972) e Amabile (1998) abordam a criatividade como um processo multifacetado. A educação artística, conforme discutida por Gardner (1990) e Eisner (1991), integra diferentes áreas do currículo escolar e promove habilidades cognitivas e expressivas. A metodologia usada foi um estudo de caso, análise de documentos e revisão de diversos autores já citados e por meio dessas abordagens, é possível compreender melhor as experiências e percepções das crianças em relação à arte e à sua influência no desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID15068_TB5287_23052024172241.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RYAN PEDRO BARROS MATOS" "autor_nome_curto" => "RYAN" "autor_email" => "ryan.matos@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }