Esse trabalho é resultado de um projeto de intervenção pedagógica o Projeto Cantando Histórias, que usava especificamente a música no ensino de história, que foi aplicado na escola municipal Eliza Nunes da cidade de Imperatriz-MA dentro do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) o objetivo é ensinar aos alunos sobre o período da ditadura e concomitante à isso auxiliar no desenvolvimento da criatividade, pensamento crítico e expressão pessoal nas crianças. A educação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, então o trabalho estuda como a arte pode ser usada como uma aliada sendo assim possível ampliar o potencial de aprendizagem de uma forma multidisciplinar, mas também em pontos específicos, de necessidade fundamental para a formação de um cidadão produtiva para a sociedade, e mais preparado para expressar-se diante a uma realidade. Teorias como as de Piaget e Vygotsky (2002) destacam a importância do ambiente na aprendizagem, enquanto as teorias de Torrance (1972) e Amabile (1998) abordam a criatividade como um processo multifacetado. A educação artística, conforme discutida por Gardner (1990) e Eisner (1991), integra diferentes áreas do currículo escolar e promove habilidades cognitivas e expressivas. A metodologia usada foi um estudo de caso, análise de documentos e revisão de diversos autores já citados e por meio dessas abordagens, é possível compreender melhor as experiências e percepções das crianças em relação à arte e à sua influência no desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico.