O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência, oriundo de uma ação didática desenvolvida no âmbito da disciplina “Desenvolvimento de Projetos Educacionais” do curso de Licenciatura em Química, da Universidade Federal do Vale do São Francisco na cidade de São Raimundo Nonato-PI. O foco foi o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático que utiliza lixeiras coloridas para incentivar a coleta seletiva e o descarte adequado de resíduos. A atividade buscou sensibilizar os participantes quanto aos cuidados com o meio ambiente e promover a conscientização sobre o descarte dos resíduos domésticos. Para tal, foi confeccionado um jogo composto por 36 cartas ilustradas com diversos materiais domésticos, como garrafas PET e de vidro, caixas de leite e latas de refrigerante. Cada partida, com duração de 5 a 10 minutos, envolveu de 4 a 6 jogadores, que competiam para acumular o maior número de cartas em suas respectivas lixeiras. Para jogar, os participantes selecionavam uma carta virada para baixo na mesa e a depositavam na lixeira correspondente à cor do material apresentado. A finalidade do jogo foi familiarizar os participantes com as normas da coleta seletiva, ensinando-os a associar os tipos de materiais às cores das lixeiras, formando boas práticas de estímulo à sustentabilidade. A metodologia adotada foi qualitativa e descritiva, com diário de campo e registros fotográficos como instrumento de coleta de dados. Os resultados revelaram um envolvimento significativo, com a participação de 461 alunos e oito professores, pertencentes a três escolas (municipais e estaduais). O alcance diversificado demonstra a eficácia da atividade em atrair públicos diversos e sensibilizar sobre coleta seletiva e reciclagem. Espera-se que essa iniciativa tenha promovido hábitos sustentáveis em relação ao descarte de resíduos para estimular a conscientização e a promoção de novos hábitos que contribuam para uma sociedade mais ambientalmente responsável.