Os jogos têm sido uma parte integrante da vida humana, e no contexto educacional, eles desempenham um papel importante como ferramentas de ensino. Este trabalho explora como o jogo CharaQuímica se tornou uma ferramenta eficaz para uma turma do 2º ano integrado do curso técnico em eletrônica do IFBA Campus Vitória da Conquista. Através de uma análise qualitativa e quantitativa. Durante a aplicação do CharaQuímica, surgiram alguns desafios, como a compreensão das regras, dificuldades na realização de cálculos e a necessidade constante de mediação para esclarecer dúvidas. No entanto, os resultados mostraram que o jogo proporcionou uma motivação significativa aos alunos, facilitando a assimilação dos conteúdos de termoquímica. Essa motivação é crucial, pois transforma o aprendizado em uma experiência mais envolvente e menos intimidante. Apesar das limitações identificadas, como a necessidade de mediação constante e as dificuldades inerentes aos cálculos envolvidos, o jogo CharaQuímica demonstrou ser promissor como uma ferramenta de revisão e consolidação de conhecimentos. A experiência indicou que, para futuras aplicações, é essencial um maior embasamento teórico e o aprimoramento das estratégias de ensino utilizadas. Tais melhorias poderiam potencializar os benefícios do jogo no processo educacional, aumentando sua eficácia. A incorporação de jogos como o CharaQuímica no ambiente educacional pode contribuir significativamente para o engajamento dos alunos e para a melhoria da compreensão dos conteúdos curriculares, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e interativa. Este estudo destaca a importância de integrar metodologias lúdicas no ensino, sublinhando seu potencial para tornar o aprendizado mais envolvente e eficaz, e sugere caminhos para aprimorar ainda mais essa abordagem.