CHARAQUÍMICA: UM ESTUDO DA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA PARA UMA TURMA DO IFBA CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112826 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5615 "inscrito_id" => 10368 "titulo" => "CHARAQUÍMICA: UM ESTUDO DA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA PARA UMA TURMA DO IFBA CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA" "resumo" => "Os jogos têm sido uma parte integrante da vida humana, e no contexto educacional, eles desempenham um papel importante como ferramentas de ensino. Este trabalho explora como o jogo CharaQuímica se tornou uma ferramenta eficaz para uma turma do 2º ano integrado do curso técnico em eletrônica do IFBA Campus Vitória da Conquista. Através de uma análise qualitativa e quantitativa. Durante a aplicação do CharaQuímica, surgiram alguns desafios, como a compreensão das regras, dificuldades na realização de cálculos e a necessidade constante de mediação para esclarecer dúvidas. No entanto, os resultados mostraram que o jogo proporcionou uma motivação significativa aos alunos, facilitando a assimilação dos conteúdos de termoquímica. Essa motivação é crucial, pois transforma o aprendizado em uma experiência mais envolvente e menos intimidante. Apesar das limitações identificadas, como a necessidade de mediação constante e as dificuldades inerentes aos cálculos envolvidos, o jogo CharaQuímica demonstrou ser promissor como uma ferramenta de revisão e consolidação de conhecimentos. A experiência indicou que, para futuras aplicações, é essencial um maior embasamento teórico e o aprimoramento das estratégias de ensino utilizadas. Tais melhorias poderiam potencializar os benefícios do jogo no processo educacional, aumentando sua eficácia. A incorporação de jogos como o CharaQuímica no ambiente educacional pode contribuir significativamente para o engajamento dos alunos e para a melhoria da compreensão dos conteúdos curriculares, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e interativa. Este estudo destaca a importância de integrar metodologias lúdicas no ensino, sublinhando seu potencial para tornar o aprendizado mais envolvente e eficaz, e sugere caminhos para aprimorar ainda mais essa abordagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10368_TB5615_27102024174302.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUEVELYN LIRA LUIZ" "autor_nome_curto" => "Suevelyn Luiz" "autor_email" => "martinezsuevelyn@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112826 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5615 "inscrito_id" => 10368 "titulo" => "CHARAQUÍMICA: UM ESTUDO DA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA PARA UMA TURMA DO IFBA CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA" "resumo" => "Os jogos têm sido uma parte integrante da vida humana, e no contexto educacional, eles desempenham um papel importante como ferramentas de ensino. Este trabalho explora como o jogo CharaQuímica se tornou uma ferramenta eficaz para uma turma do 2º ano integrado do curso técnico em eletrônica do IFBA Campus Vitória da Conquista. Através de uma análise qualitativa e quantitativa. Durante a aplicação do CharaQuímica, surgiram alguns desafios, como a compreensão das regras, dificuldades na realização de cálculos e a necessidade constante de mediação para esclarecer dúvidas. No entanto, os resultados mostraram que o jogo proporcionou uma motivação significativa aos alunos, facilitando a assimilação dos conteúdos de termoquímica. Essa motivação é crucial, pois transforma o aprendizado em uma experiência mais envolvente e menos intimidante. Apesar das limitações identificadas, como a necessidade de mediação constante e as dificuldades inerentes aos cálculos envolvidos, o jogo CharaQuímica demonstrou ser promissor como uma ferramenta de revisão e consolidação de conhecimentos. A experiência indicou que, para futuras aplicações, é essencial um maior embasamento teórico e o aprimoramento das estratégias de ensino utilizadas. Tais melhorias poderiam potencializar os benefícios do jogo no processo educacional, aumentando sua eficácia. A incorporação de jogos como o CharaQuímica no ambiente educacional pode contribuir significativamente para o engajamento dos alunos e para a melhoria da compreensão dos conteúdos curriculares, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e interativa. Este estudo destaca a importância de integrar metodologias lúdicas no ensino, sublinhando seu potencial para tornar o aprendizado mais envolvente e eficaz, e sugere caminhos para aprimorar ainda mais essa abordagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10368_TB5615_27102024174302.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUEVELYN LIRA LUIZ" "autor_nome_curto" => "Suevelyn Luiz" "autor_email" => "martinezsuevelyn@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }