Este texto tem por objetivo revelar uma experiência sobre o ensino dos jogos de salão articulado ao tema contemporâneo transversais (Tct’s), especificamente acerca do conhecimento meio ambiente durante o I bimestre de ensino no ano de 2024 com estudantes do 8ª ano do ensino fundamental- Anos Finais nas aulas de educação física da Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Pombos/PE . Metodologicamente o estudo de natureza qualitativa, utilizando da pesquisa do tipo bibliográfica e documental, sendo empregada a técnica de análise de conteúdo categorial por temática e do paradigma hermenêutico-dialético para a compreensão e análise dos dados. Concluímos que o ensino dos jogos de salão em sintonia com a Tcts’ contribuiu para uma tomada decisão crítica, reflexiva e consciente do sujeitos, reconhecendo o meio ambiente como conhecimento indispensável para construção da cidadania e para formação humana no interior da escola. A utilização do conhecimento acerca do meio ambiente na prática pedagógica da EF escolar se faz necessária mediante trabalhos que permita uma seleção, organização e sistematização destes saberes de maneira gradual, perene e paulatina durante as aulas, oportunizando ações colaborativas, dialógicas e integradoras entre os sujeitos e a escola, em prol da construção e compartilhamento de conhecimentos, valores e ações individuais e coletivas imprescindível e fundamental para vida em sociedade.