A educação de estudantes Surdos se mostra desafiadora por conta das dificuldades e limitações construídas pelo ensino tradicional, com suas metodologias ultrapassadas e sua barreira linguística. Assim, muitos Surdos apresentam dificuldade em acompanhar o processo de ensino e aprendizagem, podendo ocorrer fragmentações no desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para a vida no cotidiano, como o senso crítico e o raciocínio lógico. Consequentemente, tais dificuldades levam a um aumento da evasão escolar. Como forma de facilitar o processo de ensino e aprendizagem, a construção, o uso e a adequação (quando necessária) de materiais didáticos contribuem como catalisadores das relações entre professor e estudante, permitindo uma compreensão mais acessível e inclusiva dos conteúdos científicos. Assim, o presente trabalho se propõe a trazer um estudo de caso da realidade das disciplinas de Ciência da Natureza, no ensino fundamental e médio do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação de Surdos de Sergipe (IPAESE), onde os conteúdos são trabalhados completamente na modalidade bilíngue, tendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o Português escrito como segunda língua. Nesse contexto, o desenvolvimento e aplicação de materiais e sequências didáticas adequadas são as principais ferramentas para a construção da acessibilidade e inclusão dentro da educação dos Surdos.