Ao longo dos anos, a educação vem sendo transformada a partir das mudanças sociais, culturais e tecnológicas que exigiram uma nova abordagem educacional capaz de preparar os estudantes para os desafios do século XXI. As metodologias tradicionais, outrora pilares da pedagogia, cedem espaço a novas abordagens educacionais, moldadas pelas inovações tecnológicas e pelas demandas da atualidade, preparando os estudantes para os desafios e as oportunidades que os esperam em um futuro incerto e dinâmico. Isso fez surgir a necessidade de novas metodologias de ensino-aprendizagem que busquem tornar a aprendizagem mais ativa, engajadora, personalizada e eficaz. Nesse cenário, surge a Sala de Aula Invertida como uma proposta inovadora que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, desafiando-o a assumir um papel protagonista na construção do seu próprio conhecimento. Na Sala de Aula Invertida, os alunos preparam-se para as aulas de forma autônoma, utilizando recursos online e explorando diferentes fontes de informação. Já as aulas presenciais se transformam em espaços para discussão, aprofundamento e aplicação prática do conhecimento adquirido, promovendo uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. Essa abordagem inovadora oferece diversos benefícios ao processo de ensino-aprendizagem, os quais são discutidos neste artigo. O estudo realizado permite aprofundar o conhecimento sobre essa abordagem educacional, trazendo um panorama geral sobre o assunto em termos de aplicação e possíveis lacunas que podem ser preenchidas com novas pesquisas sobre o tema.