A dignidade menstrual é um assunto de crescente importância e relevância global, reconhecido como um elemento essencial para promover a igualdade de oportunidades, especialmente no campo da educação. A menstruação é parte natural e fundamental da vida de bilhões de pessoas em todo o mundo, no entanto, muitas vezes é cercada por tabus, estigmas e desafios que afetam significativamente a qualidade de vida e o acesso à educação. Dado que a escola é um dos principais espaços de socialização para crianças, jovens e adultos, torna-se necessário salientar a relevância dos efeitos da pobreza menstrual no cotidiano escolar. Sendo assim, uma das finalidades do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade – NEPGS – do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) é conhecer, participar, construir, elaborar, opinar e discutir sobre as políticas institucionais no que se refere ao atendimento, aconselhamento e acompanhamento de pessoas que menstruam e se encontram em vulnerabilidade social, cultural e/ou educacional. Assim, em concordância com a temática e a carência de dados sobre o assunto, o presente trabalho, proposto pelo NEPGS - Campus Rio Grande, busca investigar, analisar e compreender o impacto da dignidade menstrual das pessoas menstruantes que frequentam a instituição. Para isso, a metodologia de trabalho concentra-se de estudo transversal, observacional e descritivo, com abordagem quantitativa (questionário) e qualitativa com a intenção de analisar o acesso à higiene menstrual, as preocupações com a confiabilidade dos materiais e a insegurança em relação às trocas, além de investigar o conhecimento das pessoas sobre o ciclo e os efeitos da pobreza menstrual sobre o absenteísmo escolar. Dessa forma, espera-se, com o trabalho ainda em desenvolvimento, demonstrar o impacto da dignidade menstrual na educação, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e educacional e desempenhando papel crucial na busca por uma sociedade mais justa e igualitária.