A cientometria, ou cienciometria, é um campo de estudo que se concentra na medição e análise quantitativa do processo científico, que pode ser considerado um sistema de comunicação onde os pesquisadores compartilham conhecimento por meio de publicações, citações e colaborações. Ao longo do tempo, a cienciometria tem desempenhado um papel cada vez mais crucial na medição e avaliação da eficácia e impacto das atividades de pesquisa, incluindo a avaliação da produtividade dos pesquisadores, a influência de suas publicações e a relevância de suas descobertas. Diante dos desafios enfrentados na área educacional durante e após a crise sanitária global de COVID-19, este trabalho tem como objetivo identificar os principais autores, as correlações existentes e a relevância dos artigos pesquisados no campo da avaliação da aprendizagem e da educação profissional e tecnológica, mapeando e analisando a produção científica sobre a avaliação da aprendizagem nesse novo contexto educacional. Inicialmente, foi realizado um levantamento de artigos nas bases de dados da Scopus e da Web of Science, utilizando termos como "learning assessment" (avaliação da aprendizagem), "vocational education" (educação profissional) e palavras correlatas. Na busca inicial, foram identificadas 15.394 publicações na Scopus e 395 na Web of Science. O Vosviewer foi utilizado para realizar análises de coautoria, coocorrência, citação, cocitação e acoplamento bibliográfico. O estudo identificou os principais autores que abordam a temática, além de evidenciar poucas correlações existentes, destacando a necessidade de estudos mais aprofundados para avaliar o impacto dos trabalhos na área.