O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E O (RE)CONHECIMENTO DAS DESIGUALDADES ÉTNICO-RACIAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113250 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6260 "inscrito_id" => 10807 "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E O (RE)CONHECIMENTO DAS DESIGUALDADES ÉTNICO-RACIAIS" "resumo" => "A lei 10.639 promulgada em janeiro de 2003 completou vinte e um anos e luta para ser efetivada nos espaços educacionais. Com mais de duas décadas em vigor, embora alguns avanços tenham sido alcançados para a maioria das instituições de ensino sua implementação ainda espera a superação de barreiras que vão desde as individuais as estruturais construídas pela ideologia racista latente e recorrente no Brasil. Este artigo tem como objetivo discutir o processo de ensino e aprendizagem e o (re)conhecimento das desigualdades étnico-raciais a partir de perspectivas individuais e institucionais para uma educação inclusiva/antirracista na escola. Esse trabalho de natureza qualitativa se constitui como uma revisão da literatura e perscruta a importância da adoção de práticas pedagógicas inclusivas/antirracistas de promoção da igualdade, respeito e desconstrução de estereótipos e se justifica pela necessidade de análise e discussão das desigualdades presente nas instituições de ensino a partir de dados coletados pelo conjunto de referências elegidas no escopo da produção teórica brasileira dentro da interface entre a temática étnico-racial, as práticas pedagógicas e o ensino e aprendizagem. Ao realizar as análises dos materiais selecionados podemos perceber as desigualdades raciais históricas no campo da educação e o longo caminho a ser percorrido para a efetivação mediante os muitos desafios a serem enfrentados e superados, entre eles, a formação de professores, a resistência a mudanças e as fragilidades institucionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID10807_TB6260_30052024210644.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NADIA FARIAS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "NADIA Farias" "autor_email" => "nadia26farias@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113250 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6260 "inscrito_id" => 10807 "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E O (RE)CONHECIMENTO DAS DESIGUALDADES ÉTNICO-RACIAIS" "resumo" => "A lei 10.639 promulgada em janeiro de 2003 completou vinte e um anos e luta para ser efetivada nos espaços educacionais. Com mais de duas décadas em vigor, embora alguns avanços tenham sido alcançados para a maioria das instituições de ensino sua implementação ainda espera a superação de barreiras que vão desde as individuais as estruturais construídas pela ideologia racista latente e recorrente no Brasil. Este artigo tem como objetivo discutir o processo de ensino e aprendizagem e o (re)conhecimento das desigualdades étnico-raciais a partir de perspectivas individuais e institucionais para uma educação inclusiva/antirracista na escola. Esse trabalho de natureza qualitativa se constitui como uma revisão da literatura e perscruta a importância da adoção de práticas pedagógicas inclusivas/antirracistas de promoção da igualdade, respeito e desconstrução de estereótipos e se justifica pela necessidade de análise e discussão das desigualdades presente nas instituições de ensino a partir de dados coletados pelo conjunto de referências elegidas no escopo da produção teórica brasileira dentro da interface entre a temática étnico-racial, as práticas pedagógicas e o ensino e aprendizagem. Ao realizar as análises dos materiais selecionados podemos perceber as desigualdades raciais históricas no campo da educação e o longo caminho a ser percorrido para a efetivação mediante os muitos desafios a serem enfrentados e superados, entre eles, a formação de professores, a resistência a mudanças e as fragilidades institucionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID10807_TB6260_30052024210644.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NADIA FARIAS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "NADIA Farias" "autor_email" => "nadia26farias@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }