Este estudo explora a importância do ensino de Biologia na formação educacional, destacando a integração entre teoria e prática para um aprendizado significativo. A integração desses elementos é crucial para um processo de ensino-aprendizagem, fornecendo fundamentos conceituais e oportunidades para aplicação prática dos conhecimentos. Este estudo explora essa integração, motivado pela observação das dificuldades de aprendizagem dos alunos durante regências de estágio supervisionado. O presente trabalho teve como objetivo apresentar propostas didáticas de práticas bem-sucedidas aos alunos, visando aprimorar o ensino de biologia. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual localizada em Areia-PB com turmas do 2º e 3º anos do ensino médio. Para abordar essas dificuldades, foram implementados métodos de ensino inovadores nas aulas de Biologia pretendendo aumentar o interesse e a participação dos estudantes. A colaboração com o professor supervisor e a Universidade Federal da Paraíba foi crucial para desenvolver as atividades. As aulas práticas abordaram os temas como microbiologia, onde os alunos puderam observar micro-organismos, como bolores e leveduras, enriquecendo sua compreensão sobre esses organismos. Também foram realizadas atividades práticas relacionadas à genética e ciclo celular, como a modelagem de estruturas celulares com massinha de modelar e a extração de DNA da banana. Essas práticas não apenas facilitaram a compreensão dos conceitos teóricos, mas também tornaram o aprendizado mais tangível e significativo. Apesar da falta de laboratórios equipados, as atividades foram conduzidas em ambientes alternativos, demonstrando que é possível desenvolver práticas pedagógicas eficazes e inovadoras mesmo diante de limitações de infraestrutura. A abordagem pedagógica adotada combinou atividades práticas, discussões e aulas expositivas, visando motivar os alunos e facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Em suma, a integração entre teoria e prática é fundamental para aprimorar a educação em Biologia, promovendo um aprendizado mais profundo.