O presente artigo discute o tema Gestão Escolar, buscando compreender o desafio da consolidação da Gestão Escolar na Amazônia, a partir da análise de dissertações do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A pesquisa, do tipo bibliográfica e documental, deteve-se na leitura, análise e compreensão das dissertações produzidas neste mestrado entre 2005 e 2021, cujo foco situava-se sobre a temática da Gestão Escolar. Os dados coletados foram analisados sob a perspectiva de análise de conteúdo de Thiollent (1986), com ênfase na abordagem qualitativa, tendo como referências Severino (2007) e Creswell (2007). Esta análise deu-se a partir da compreensão teórica do conceito e características da Gestão Escolar, por meio da Constituição Federal, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e dos estudos de autores de referência sobre a Educação Básica no Brasil. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão, o levantamento identificou 18 produções inerente à temática, cuja interpretação permitiu destacar as categorias: a) conceito de Gestão Escolar empregado; b) foco e contexto da pesquisa; e c) resultados encontrados e sua relação com a Educação Básica. As aproximações conclusivas deste estudo apontam para uma compreensão de Gestão Escolar na Amazônia, considerando suas vicissitudes e desafios, da mesma forma que indica caminhos para novos estudos e aprofundamentos no contexto da pós-graduação brasileira e amazônica.