Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O QUE DIZEM AS DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGED/ICED/UFPA) SOBRE GESTÃO ESCOLAR NA AMAZÔNIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113304
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6327
    "inscrito_id" => 16613
    "titulo" => "O QUE DIZEM AS DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGED/ICED/UFPA) SOBRE GESTÃO ESCOLAR NA AMAZÔNIA"
    "resumo" => "O presente artigo discute o tema Gestão Escolar, buscando compreender o desafio da consolidação da Gestão Escolar na Amazônia, a partir da análise de dissertações do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A pesquisa, do tipo bibliográfica e documental, deteve-se na leitura, análise e compreensão das dissertações produzidas neste mestrado entre 2005 e 2021, cujo foco situava-se sobre a temática da Gestão Escolar. Os dados coletados foram analisados sob a perspectiva de análise de conteúdo de Thiollent (1986), com ênfase na abordagem qualitativa, tendo como referências Severino (2007) e Creswell (2007). Esta análise deu-se a partir da compreensão teórica do conceito e características da Gestão Escolar, por meio da Constituição Federal, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e dos estudos de autores de referência sobre a Educação Básica no Brasil. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão, o levantamento identificou 18 produções inerente à temática, cuja interpretação permitiu destacar as categorias: a) conceito de Gestão Escolar empregado; b) foco e contexto da pesquisa; e c) resultados encontrados e sua relação com a Educação Básica. As aproximações conclusivas deste estudo apontam para uma compreensão de Gestão Escolar na Amazônia, considerando suas vicissitudes e desafios, da mesma forma que indica caminhos para novos estudos e aprofundamentos no contexto da pós-graduação brasileira e amazônica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16613_TB6327_27102024194938.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INÁCIO SÉRGIO DE AZEVEDO NETO"
    "autor_nome_curto" => "INÁCIO"
    "autor_email" => "inacioazevedo1992@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113304
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6327
    "inscrito_id" => 16613
    "titulo" => "O QUE DIZEM AS DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGED/ICED/UFPA) SOBRE GESTÃO ESCOLAR NA AMAZÔNIA"
    "resumo" => "O presente artigo discute o tema Gestão Escolar, buscando compreender o desafio da consolidação da Gestão Escolar na Amazônia, a partir da análise de dissertações do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A pesquisa, do tipo bibliográfica e documental, deteve-se na leitura, análise e compreensão das dissertações produzidas neste mestrado entre 2005 e 2021, cujo foco situava-se sobre a temática da Gestão Escolar. Os dados coletados foram analisados sob a perspectiva de análise de conteúdo de Thiollent (1986), com ênfase na abordagem qualitativa, tendo como referências Severino (2007) e Creswell (2007). Esta análise deu-se a partir da compreensão teórica do conceito e características da Gestão Escolar, por meio da Constituição Federal, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e dos estudos de autores de referência sobre a Educação Básica no Brasil. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão, o levantamento identificou 18 produções inerente à temática, cuja interpretação permitiu destacar as categorias: a) conceito de Gestão Escolar empregado; b) foco e contexto da pesquisa; e c) resultados encontrados e sua relação com a Educação Básica. As aproximações conclusivas deste estudo apontam para uma compreensão de Gestão Escolar na Amazônia, considerando suas vicissitudes e desafios, da mesma forma que indica caminhos para novos estudos e aprofundamentos no contexto da pós-graduação brasileira e amazônica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16613_TB6327_27102024194938.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INÁCIO SÉRGIO DE AZEVEDO NETO"
    "autor_nome_curto" => "INÁCIO"
    "autor_email" => "inacioazevedo1992@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo discute o tema Gestão Escolar, buscando compreender o desafio da consolidação da Gestão Escolar na Amazônia, a partir da análise de dissertações do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A pesquisa, do tipo bibliográfica e documental, deteve-se na leitura, análise e compreensão das dissertações produzidas neste mestrado entre 2005 e 2021, cujo foco situava-se sobre a temática da Gestão Escolar. Os dados coletados foram analisados sob a perspectiva de análise de conteúdo de Thiollent (1986), com ênfase na abordagem qualitativa, tendo como referências Severino (2007) e Creswell (2007). Esta análise deu-se a partir da compreensão teórica do conceito e características da Gestão Escolar, por meio da Constituição Federal, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e dos estudos de autores de referência sobre a Educação Básica no Brasil. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão, o levantamento identificou 18 produções inerente à temática, cuja interpretação permitiu destacar as categorias: a) conceito de Gestão Escolar empregado; b) foco e contexto da pesquisa; e c) resultados encontrados e sua relação com a Educação Básica. As aproximações conclusivas deste estudo apontam para uma compreensão de Gestão Escolar na Amazônia, considerando suas vicissitudes e desafios, da mesma forma que indica caminhos para novos estudos e aprofundamentos no contexto da pós-graduação brasileira e amazônica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.