AS CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112584 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5274 "inscrito_id" => 10872 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo tem como objeto as contribuições da Engenharia Didática como proposta metodológica no ensino da Matemática para as séries iniciais do ensino fundamental e justifica-se a partir de observações feitas sobre as dificuldades de aprendizagens que as crianças enfrentam no estudo desse componente curricular, partindo do ponto da importância a ele atribuída. Apresenta como objetivo geral: compreender o ensino da Matemática como competência essencial no cotidiano do ser humano; e específicos: contextualizar a história da Engenharia Didática como metodologia de ensino e analisar a Engenharia Didática como proposta metodológica para melhoria do ensino de Matemática para alunos de 1º ao 5º ano. O estudo se caracteriza como qualitativo, já que serão analisadas obras já existentes a respeito do tema, como artigos, livros entre outros. Como procedimentos técnicos, foram utilizados: pesquisas bibliográficas, fundamentadas em Machado (2002), Brousseau (2006), Piaget (1973) e outros. Em conclusão, destaca-se que o ensino matemático precisa ser visto a partir do pensamento crítico, tendo o aluno como protagonista a quem precisa ser oportunizado fazer análises e reflexões acerca de seu processo de construção do conhecimento, no qual o professor atua como mediador. Para tanto, faz-se necessário que os professores conheçam diferentes metodologias de ensino para, assim, poderem colaborarem para o desenvolvimento de resultados de aprendizagens satisfatórios com seus alunos. Palavras-chave: Matemática; Engenharia didática; Professor; Aluno" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10872_TB5274_20102024164231.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ELIANE TEIXEIRA DA COSTA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "elyteixeira946@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112584 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5274 "inscrito_id" => 10872 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo tem como objeto as contribuições da Engenharia Didática como proposta metodológica no ensino da Matemática para as séries iniciais do ensino fundamental e justifica-se a partir de observações feitas sobre as dificuldades de aprendizagens que as crianças enfrentam no estudo desse componente curricular, partindo do ponto da importância a ele atribuída. Apresenta como objetivo geral: compreender o ensino da Matemática como competência essencial no cotidiano do ser humano; e específicos: contextualizar a história da Engenharia Didática como metodologia de ensino e analisar a Engenharia Didática como proposta metodológica para melhoria do ensino de Matemática para alunos de 1º ao 5º ano. O estudo se caracteriza como qualitativo, já que serão analisadas obras já existentes a respeito do tema, como artigos, livros entre outros. Como procedimentos técnicos, foram utilizados: pesquisas bibliográficas, fundamentadas em Machado (2002), Brousseau (2006), Piaget (1973) e outros. Em conclusão, destaca-se que o ensino matemático precisa ser visto a partir do pensamento crítico, tendo o aluno como protagonista a quem precisa ser oportunizado fazer análises e reflexões acerca de seu processo de construção do conhecimento, no qual o professor atua como mediador. Para tanto, faz-se necessário que os professores conheçam diferentes metodologias de ensino para, assim, poderem colaborarem para o desenvolvimento de resultados de aprendizagens satisfatórios com seus alunos. Palavras-chave: Matemática; Engenharia didática; Professor; Aluno" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10872_TB5274_20102024164231.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ELIANE TEIXEIRA DA COSTA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "elyteixeira946@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }