O ensino de frações apresenta diversas dificuldades tanto para alunos quanto para professores, pelo processo histórico das avaliações externas, a frações sempre apresentam resultados baixos, me relação a proficiência, nesse sentido fatores como conceitualização abstrata, vocabulário e notação, comparação e ordenação de frações, operações com frações e sua relação com decimais, são responsáveis pelo processo de compreensão do conceito de frações. Assim compreender essas dificuldades é essencial para desenvolver estratégias pedagógicas eficazes. Nesse sentido, a formação do professor é fundamental para a implementação de estratégias eficazes e que potencializem o ensino de frações. Esta pesquisa tem o intuito de apresentar estratégias que podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de frações, destacando a importância de uma formação sólida para os professores e o uso de recursos tecnológicos, jogos e outras ferramentas e metodologias que podem auxiliar a compreensão sobre frações. Além disso, a pesquisa aborda o uso de ferramentas interativas e personalizadas para apoiar o aprendizado dos alunos. Contudo, a pesquisa apresenta os desafios e possibilidades enfrentados diante dos resultados das avaliações externas referentes ao objeto de conhecimento em estudo, evidenciando a necessidade de estratégias eficazes para melhorar o desempenho dos alunos em frações.