A presente pesquisa, que ainda está em desenvolvimento, ocorrerá no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Ensino Médio Integrado (EMI). Tem como objetivo geral analisar a possível associação entre funções executivas e rendimento acadêmico no EMI. Para isso, o presente estudo se dividirá em três etapas, expostas a seguir. A primeira etapa consistirá na realização de revisão sistemática da literatura com a finalidade de obter um levantamento teórico de estudos que versam sobre a temática em questão. Para isso serão utilizadas as seguintes bases de dados: Educational Resources Information Center (ERIC), National Library of Medicine and the National Institutes of Health (Pubmed), Scopus e Web of Science. A segunda etapa corresponde à realização de uma pesquisa quantitativa, cujos instrumentos para a obtenção dos dados consistirão em: i) questionários; ii) rendimento acadêmico dos estudantes nas disciplinas do EMI; e iii) testes cognitivos de memória de trabalho e de funções executivas. Ressalta-se que outras variáveis também serão consideradas, tais como: rotina de estudos, situação socioeconômica, entre outras informações coletadas via questionário. Já a terceira e última etapa, consistirá na elaboração de um produto educacional, a partir das evidências encontradas, que considere o papel da cognição para a aprendizagem, visando esclarecer o impacto dos referidos aspectos cognitivos no processo de aprendizagem no nível do Ensino Médio. Ao final deste estudo, espera-se observar se existem e quais são as correlações existentes entre as funções executivas e memória de trabalho e o rendimento acadêmico nos estudantes do EMI.