AS CONTRIBUIÇÕES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA A EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA:UM AVALIAÇÃO DA POLITICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113648 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6813 "inscrito_id" => 16652 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA A EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA:UM AVALIAÇÃO DA POLITICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA" "resumo" => "Esta pesquisa visa avaliar possíveis contribuições das salas de recursos multifuncionais (SRMs) para a efetivação da Política de Educação Especial na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza (RMEF) entre 2013 e 2023. Para isso, realiza-se uma avaliação em profundidade, utilizando o estudo de caso em uma escola da rede municipal de ensino, com a metodologia de pesquisa participante. A pesquisa foca na análise das práticas pedagógicas e administrativas das SRMs, buscando entender como essas salas têm influenciado a educação especial na RMEF.O referencial teórico-metodológico fundamenta-se na abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa participante e na análise de caso. A pesquisa participante, inspirada em autores como Paulo Freire e Michel Thiollent, permite a imersão no contexto escolar, facilitando a observação direta e a coleta de dados em interação contínua com os atores educacionais. Além disso, o estudo de caso, conforme proposto por Robert Yin, proporciona uma compreensão detalhada e contextualizada das operações das SRMs, permitindo uma análise profunda das práticas pedagógicas e administrativas. Os resultados preliminares indicam que, apesar de avanços significativos, ainda existem desafios que impedem a plena efetivação das SRMs. Dentre os avanços, destacam-se a melhoria no atendimento personalizado aos alunos com necessidades especiais e a integração mais efetiva desses alunos ao ambiente escolar. Observa-se que as SRMs têm contribuído para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas e para a sensibilização da comunidade escolar quanto às necessidades dos alunos. No entanto, desafios como a falta de recursos adequados, a formação insuficiente dos profissionais e a necessidade de maior envolvimento da comunidade escolar permanecem. A pesquisa sugere soluções e estratégias para fomentar a participação ativa de pais e responsáveis no processo educacional. Esses elementos são essenciais para fortalecer a educação especial na RMEF, garantindo uma inclusão mais efetiva e equitativa para todos os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16652_TB6813_25102024203642.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRYSCYLA ARAGÃO ABREU FREITAS" "autor_nome_curto" => "PRYSCYLA" "autor_email" => "professorapryscyla@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113648 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6813 "inscrito_id" => 16652 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA A EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA:UM AVALIAÇÃO DA POLITICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA" "resumo" => "Esta pesquisa visa avaliar possíveis contribuições das salas de recursos multifuncionais (SRMs) para a efetivação da Política de Educação Especial na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza (RMEF) entre 2013 e 2023. Para isso, realiza-se uma avaliação em profundidade, utilizando o estudo de caso em uma escola da rede municipal de ensino, com a metodologia de pesquisa participante. A pesquisa foca na análise das práticas pedagógicas e administrativas das SRMs, buscando entender como essas salas têm influenciado a educação especial na RMEF.O referencial teórico-metodológico fundamenta-se na abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa participante e na análise de caso. A pesquisa participante, inspirada em autores como Paulo Freire e Michel Thiollent, permite a imersão no contexto escolar, facilitando a observação direta e a coleta de dados em interação contínua com os atores educacionais. Além disso, o estudo de caso, conforme proposto por Robert Yin, proporciona uma compreensão detalhada e contextualizada das operações das SRMs, permitindo uma análise profunda das práticas pedagógicas e administrativas. Os resultados preliminares indicam que, apesar de avanços significativos, ainda existem desafios que impedem a plena efetivação das SRMs. Dentre os avanços, destacam-se a melhoria no atendimento personalizado aos alunos com necessidades especiais e a integração mais efetiva desses alunos ao ambiente escolar. Observa-se que as SRMs têm contribuído para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas e para a sensibilização da comunidade escolar quanto às necessidades dos alunos. No entanto, desafios como a falta de recursos adequados, a formação insuficiente dos profissionais e a necessidade de maior envolvimento da comunidade escolar permanecem. A pesquisa sugere soluções e estratégias para fomentar a participação ativa de pais e responsáveis no processo educacional. Esses elementos são essenciais para fortalecer a educação especial na RMEF, garantindo uma inclusão mais efetiva e equitativa para todos os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16652_TB6813_25102024203642.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRYSCYLA ARAGÃO ABREU FREITAS" "autor_nome_curto" => "PRYSCYLA" "autor_email" => "professorapryscyla@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }