Esta pesquisa visa avaliar possíveis contribuições das salas de recursos multifuncionais (SRMs) para a efetivação da Política de Educação Especial na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza (RMEF) entre 2013 e 2023. Para isso, realiza-se uma avaliação em profundidade, utilizando o estudo de caso em uma escola da rede municipal de ensino, com a metodologia de pesquisa participante. A pesquisa foca na análise das práticas pedagógicas e administrativas das SRMs, buscando entender como essas salas têm influenciado a educação especial na RMEF.O referencial teórico-metodológico fundamenta-se na abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa participante e na análise de caso. A pesquisa participante, inspirada em autores como Paulo Freire e Michel Thiollent, permite a imersão no contexto escolar, facilitando a observação direta e a coleta de dados em interação contínua com os atores educacionais. Além disso, o estudo de caso, conforme proposto por Robert Yin, proporciona uma compreensão detalhada e contextualizada das operações das SRMs, permitindo uma análise profunda das práticas pedagógicas e administrativas. Os resultados preliminares indicam que, apesar de avanços significativos, ainda existem desafios que impedem a plena efetivação das SRMs. Dentre os avanços, destacam-se a melhoria no atendimento personalizado aos alunos com necessidades especiais e a integração mais efetiva desses alunos ao ambiente escolar. Observa-se que as SRMs têm contribuído para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas e para a sensibilização da comunidade escolar quanto às necessidades dos alunos. No entanto, desafios como a falta de recursos adequados, a formação insuficiente dos profissionais e a necessidade de maior envolvimento da comunidade escolar permanecem. A pesquisa sugere soluções e estratégias para fomentar a participação ativa de pais e responsáveis no processo educacional. Esses elementos são essenciais para fortalecer a educação especial na RMEF, garantindo uma inclusão mais efetiva e equitativa para todos os alunos.