Nas instituições de educação infantil, o cuidado é uma prática frequente em sua rotina. Por isso, é essencial que os professores tenham uma formação que possibilite a prática de cuidados de qualidade, bem como de uma abordagem que tenha uma aplicabilidade real e possível. a fim de reduzir os danos causados pelos cuidados despersonalizados e pela falta de criação de vínculos afetivos na infância, podendo ser estes: carência afetiva, transtornos de personalidade e até atraso intelectual. Por isso, o objetivo desse trabalho é apresentar as contribuições da Abordagem Pikler para a prática pedagógica realizada em uma sala de educação infantil.Tendo as discussões promovidas pelo grupo Diálogos com a Abordagem Pikler. Como metodologia foram utilizadas observações e registros das professoras que mudaram suas práticas e melhoraram a qualidade de seus cuidados para/com as crianças, como também leituras bibliográficas sobre a Abordagem, tais como APPELL e DAVID (2021) e FALK(2004). Desse modo, constatou-se que as professoras faziam uso de cuidados rápidos e despersonalizados aos quais não contribuem para a criação de vínculos com os bebês, com os estudos realizados pelas educadoras e as discussões desempenhadas pelo grupo elas mudaram suas práticas nas suas salas de referência, desenvolvendo uma visão mais efetiva acerca dos momentos de cuidados, bem como atribuiram a devida importância e a valorização desse significativo momento na rotina, garantindo que o cuidar e o educar caminhem de mãos dadas, sem que um seja priorizado em detrimento do outro. Diante do exposto, conclui-se que o Grupo de estudos contribuiu positivamente nas metodologias utilizadas pelas professoras que atuam na Educação infantil e no entendimento delas sobre a mesma, tendo em vista que houve uma reflexão sobre melhores práticas de cuidado.