ALFABETIZAÇÃO: MEDIAÇÃO, INTERCÂMBIO E MOVIMENTO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114020 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7326 "inscrito_id" => 17556 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO: MEDIAÇÃO, INTERCÂMBIO E MOVIMENTO" "resumo" => "O presente trabalho é uma análise do desenvolvimento das atividades do projeto de intercâmbio de leitura realizado com as turmas de 1ºs e 5º anos com o intuito de favorecer a alfabetização tardia das crianças do 5º ano e promover uma melhor intervenção no processo de leitura e escrita das crianças das turmas do 1º ano da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Tereza Satsuqui. Diante da situação de aprendizagem buscamos como solução promover o intercâmbio entre os grupos de mesmo nível de desenvolvimento de leitura e escrita para que pudéssemos realizar as intervenções necessárias ao progresso das crianças no processo de alfabetização. Referenciamo-nos em Vygotsky ao organizarmos os grupos de interação, em Soares (2007) quando acreditamos que todas as crianças tem potencial para aprender a ler e escrever e Freire ao nos lembrarmos constantemente que a leitura do mundo precede a leitura da palavra e assim aproximarmos as nossas intenções pedagógicas das realidades de vida dos estudantes. Dessa forma, a interação das crianças em processo de alfabetização em grupos afins, independente das idades, com momentos de partilhas em coletivas e individuais promoveu a aquisição da leitura e da escrita de todos os participantes com maior ou menor fluência de acordo com os níveis iniciais que se encontravam no início do projeto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID17556_TB7326_28102024195305.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LÚCIA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ANA LÚCIA" "autor_email" => "ana.lima2@prof.edu.natal.rn.gov.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114020 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7326 "inscrito_id" => 17556 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO: MEDIAÇÃO, INTERCÂMBIO E MOVIMENTO" "resumo" => "O presente trabalho é uma análise do desenvolvimento das atividades do projeto de intercâmbio de leitura realizado com as turmas de 1ºs e 5º anos com o intuito de favorecer a alfabetização tardia das crianças do 5º ano e promover uma melhor intervenção no processo de leitura e escrita das crianças das turmas do 1º ano da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Tereza Satsuqui. Diante da situação de aprendizagem buscamos como solução promover o intercâmbio entre os grupos de mesmo nível de desenvolvimento de leitura e escrita para que pudéssemos realizar as intervenções necessárias ao progresso das crianças no processo de alfabetização. Referenciamo-nos em Vygotsky ao organizarmos os grupos de interação, em Soares (2007) quando acreditamos que todas as crianças tem potencial para aprender a ler e escrever e Freire ao nos lembrarmos constantemente que a leitura do mundo precede a leitura da palavra e assim aproximarmos as nossas intenções pedagógicas das realidades de vida dos estudantes. Dessa forma, a interação das crianças em processo de alfabetização em grupos afins, independente das idades, com momentos de partilhas em coletivas e individuais promoveu a aquisição da leitura e da escrita de todos os participantes com maior ou menor fluência de acordo com os níveis iniciais que se encontravam no início do projeto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID17556_TB7326_28102024195305.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LÚCIA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ANA LÚCIA" "autor_email" => "ana.lima2@prof.edu.natal.rn.gov.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }