O presente trabalho é uma análise do desenvolvimento das atividades do projeto de intercâmbio de leitura realizado com as turmas de 1ºs e 5º anos com o intuito de favorecer a alfabetização tardia das crianças do 5º ano e promover uma melhor intervenção no processo de leitura e escrita das crianças das turmas do 1º ano da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Tereza Satsuqui. Diante da situação de aprendizagem buscamos como solução promover o intercâmbio entre os grupos de mesmo nível de desenvolvimento de leitura e escrita para que pudéssemos realizar as intervenções necessárias ao progresso das crianças no processo de alfabetização. Referenciamo-nos em Vygotsky ao organizarmos os grupos de interação, em Soares (2007) quando acreditamos que todas as crianças tem potencial para aprender a ler e escrever e Freire ao nos lembrarmos constantemente que a leitura do mundo precede a leitura da palavra e assim aproximarmos as nossas intenções pedagógicas das realidades de vida dos estudantes. Dessa forma, a interação das crianças em processo de alfabetização em grupos afins, independente das idades, com momentos de partilhas em coletivas e individuais promoveu a aquisição da leitura e da escrita de todos os participantes com maior ou menor fluência de acordo com os níveis iniciais que se encontravam no início do projeto.