METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO – APRENDIZAGEM.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114029 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7337 "inscrito_id" => 18001 "titulo" => "METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO – APRENDIZAGEM." "resumo" => "O método científico é uma abordagem sistemática para investigar fenômenos, adquirir novos conhecimentos e integrar conhecimentos anteriores. Ensinar o método científico na escola é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de resolver problemas nos alunos. Entretanto, observa-se que geralmente esse sistema não é trabalhado em sala de aula com os alunos da educação básica durante todo o período do ano letivo. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de um projeto desenvolvido na EMGMCN, localizada no bairro Vila União, sobre a iniciação ao método científico com uma abordagem interdisciplinar de três saberes: História, Educação Física e Geografia. Apesar de constarem no cronograma anual da rede municipal de ensino de Fortaleza atividades que promovem a pesquisa científica com os alunos, como a Feira Municipal de Ciências e Cultura, o tema pesquisa científica só é abordado nas atividades escolares rotineiras para contemplar atividades pré-programadas no calendário escolar de toda a rede municipal. Pensando em desenvolver a pesquisa, assim como o letramento científico, e torná-la parte da rotina escolar dos estudantes, têm sido desenvolvidas na escola, com alunos do ensino fundamental II, atividades que promovem parcerias entre essas três disciplinas. O propósito final é o uso da interdisciplinaridade como ferramenta para a iniciação científica escolar. Essa necessidade de desenvolver essa ferramenta com os estudantes foi detectada a partir das dificuldades apresentadas pelos discentes na escrita dos trabalhos escolares. Os maiores problemas verificados foram a dificuldade em compreender os passos da pesquisa, a elaboração dos textos de introdução, conclusão e referências, além da seleção das fontes de pesquisa. Conclui-se que o projeto tem sido promissor, pois tem conseguido desenvolver nos alunos uma visão mais sistêmica sobre variados assuntos, de maneira mais crítica e com mais rigor científico nos trabalhos. Palavras-chave: Ensino Fundamental II, Interdisciplinaridade, Pesquisa Científica, Rotina escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID18001_TB7337_28102024203016.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE SALMITO DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ELAINE" "autor_email" => "elaine.salmito@educacao.fortaleza.ce.gov.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114029 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7337 "inscrito_id" => 18001 "titulo" => "METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO – APRENDIZAGEM." "resumo" => "O método científico é uma abordagem sistemática para investigar fenômenos, adquirir novos conhecimentos e integrar conhecimentos anteriores. Ensinar o método científico na escola é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de resolver problemas nos alunos. Entretanto, observa-se que geralmente esse sistema não é trabalhado em sala de aula com os alunos da educação básica durante todo o período do ano letivo. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de um projeto desenvolvido na EMGMCN, localizada no bairro Vila União, sobre a iniciação ao método científico com uma abordagem interdisciplinar de três saberes: História, Educação Física e Geografia. Apesar de constarem no cronograma anual da rede municipal de ensino de Fortaleza atividades que promovem a pesquisa científica com os alunos, como a Feira Municipal de Ciências e Cultura, o tema pesquisa científica só é abordado nas atividades escolares rotineiras para contemplar atividades pré-programadas no calendário escolar de toda a rede municipal. Pensando em desenvolver a pesquisa, assim como o letramento científico, e torná-la parte da rotina escolar dos estudantes, têm sido desenvolvidas na escola, com alunos do ensino fundamental II, atividades que promovem parcerias entre essas três disciplinas. O propósito final é o uso da interdisciplinaridade como ferramenta para a iniciação científica escolar. Essa necessidade de desenvolver essa ferramenta com os estudantes foi detectada a partir das dificuldades apresentadas pelos discentes na escrita dos trabalhos escolares. Os maiores problemas verificados foram a dificuldade em compreender os passos da pesquisa, a elaboração dos textos de introdução, conclusão e referências, além da seleção das fontes de pesquisa. Conclui-se que o projeto tem sido promissor, pois tem conseguido desenvolver nos alunos uma visão mais sistêmica sobre variados assuntos, de maneira mais crítica e com mais rigor científico nos trabalhos. Palavras-chave: Ensino Fundamental II, Interdisciplinaridade, Pesquisa Científica, Rotina escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID18001_TB7337_28102024203016.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE SALMITO DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ELAINE" "autor_email" => "elaine.salmito@educacao.fortaleza.ce.gov.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }