DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS À EDUCAÇÃO: REFLEXÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114240 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7652 "inscrito_id" => 2237 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS À EDUCAÇÃO: REFLEXÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO" "resumo" => "A inclusão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na escola é fundamental para a promoção da cultura digital. Para isso, contudo, ela exige que os professores se atualizem e desenvolvam habilidades que lhes ajudem a enfrentar as mudanças no panorama educacional. Nesse cenário, este estudo tem como objetivo analisar as percepções dos professores sobre a integração de tecnologias na sala de aula e as mudanças necessárias para sua adoção. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram coletadas e analisadas 69 respostas postadas pelos participantes no fórum de discussão de uma formação continuada em “Produção e Uso de Tecnologias Educacionais”. A iniciativa teve 80 horas de duração e foi oferecida de forma assíncrona em uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz e o campus Mesquita do Instituto Federal do Rio de Janeiro. A análise revelou que os professores reconhecem a necessidade de inclusão de tecnologias na educação. Entretanto, muitos relataram desafios variados como impeditivos para o uso das TDIC, como a falta de infraestrutura adequada e de suporte técnico, e a resistência de colegas a mudanças metodológicas. Os professores enfatizaram a importância da formação continuada e do planejamento pedagógico para integração efetiva das TDIC às aulas e mencionaram a necessidade de uma infraestrutura adequada e de apoio institucional para que a tecnologia possa ser uma ferramenta eficaz nos processos de ensino e aprendizagem. Conclui-se, assim, que a inclusão da cultura digital na escola, para além de considerar o uso de novas tecnologias, deve fomentar mudanças metodológicas e fornecer suporte para que os professores possam inovar em suas práticas pedagógicas. Este estudo contribui para a reflexão sobre programas de formação continuada, destacando a necessidade de preparo e planejamento pedagógicos para promoção de uma educação que se alinhe às necessidades do século XXI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2237_TB7652_26072024104818.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA DO AMARAL TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "Luciana Do Amar" "autor_email" => "luciana.doa.teixeira@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114240 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7652 "inscrito_id" => 2237 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS À EDUCAÇÃO: REFLEXÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO" "resumo" => "A inclusão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na escola é fundamental para a promoção da cultura digital. Para isso, contudo, ela exige que os professores se atualizem e desenvolvam habilidades que lhes ajudem a enfrentar as mudanças no panorama educacional. Nesse cenário, este estudo tem como objetivo analisar as percepções dos professores sobre a integração de tecnologias na sala de aula e as mudanças necessárias para sua adoção. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram coletadas e analisadas 69 respostas postadas pelos participantes no fórum de discussão de uma formação continuada em “Produção e Uso de Tecnologias Educacionais”. A iniciativa teve 80 horas de duração e foi oferecida de forma assíncrona em uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz e o campus Mesquita do Instituto Federal do Rio de Janeiro. A análise revelou que os professores reconhecem a necessidade de inclusão de tecnologias na educação. Entretanto, muitos relataram desafios variados como impeditivos para o uso das TDIC, como a falta de infraestrutura adequada e de suporte técnico, e a resistência de colegas a mudanças metodológicas. Os professores enfatizaram a importância da formação continuada e do planejamento pedagógico para integração efetiva das TDIC às aulas e mencionaram a necessidade de uma infraestrutura adequada e de apoio institucional para que a tecnologia possa ser uma ferramenta eficaz nos processos de ensino e aprendizagem. Conclui-se, assim, que a inclusão da cultura digital na escola, para além de considerar o uso de novas tecnologias, deve fomentar mudanças metodológicas e fornecer suporte para que os professores possam inovar em suas práticas pedagógicas. Este estudo contribui para a reflexão sobre programas de formação continuada, destacando a necessidade de preparo e planejamento pedagógicos para promoção de uma educação que se alinhe às necessidades do século XXI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2237_TB7652_26072024104818.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA DO AMARAL TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "Luciana Do Amar" "autor_email" => "luciana.doa.teixeira@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }