O presente estudo buscou analisar como a educação emocional pode atuar como ferramenta de transformação social na vida dos educandos em situação de vulnerabilidade social, promovendo um desenvolvimento social e acadêmico. Transformando através da educação emocional, educandos mais conscientes de suas realidades e do contexto social ao seu redor, reconhecendo suas emoções e compreendendo sua identidade, promovendo uma autoestima saudável e capacitando professores para que integrem a educação emocional em suas práticas pedagógicas, garantindo um ambiente de aprendizagem acolhedor. A proposta metodológica da pesquisa é de cunho qualitativo, pois trata-se de uma revisão bibliográfica em estudos já realizados sobre a temática, inicialmente foram analisadas literaturas, com a seleção de obras para o estudo, tendo como aporte teórico Freire (1996), Goleman (2001), Rêgo e Rocha (2009), Kaztman (2005), dentre outros. A partir dos resultados da pesquisa, constatou-se o quanto as emoções podem influenciar em nossas vidas, positivamente ou negativamente, trazendo para o contexto da educação , nas instituições educacionais, o professor assume um papel fundamental nesse processo, que ultrapassa os componentes curriculares, evidenciando a educação emocional como fator importante e indispensável na aprendizagem, não rotulando esse aluno mas compreendendo os fatores sociais e emocionais, que podem causar um baixo rendimento escolar. A educação emocional pode transformar a vida do estudante, sua realidade social, aumentando sua autoestima e o fazendo agente de transformação na comunidade em que reside.