O artigo ressalta a importância da subjetividade do pesquisador na pesquisa qualitativa, e como ele aborda e utiliza a compreensão sensível durante a realização dos seus estudos. Como motivação ressalta experiências com o reforço escolar, que ajudaram a superar dificuldades acadêmicas na infância e a apoiar os filhos na sua adaptação escolar. Para isso, traçou o seguinte objetivo: compreender o significado social dos fenômenos estudados e a subjetividade do pesquisador qualitativista. Com relação ao referencial teórico, ele se encontra dividido em quatro tópicos: A pesquisa qualitativa, (Gonzalez, 2020; Bodgan e Biklen, 2010; Turato, 2005; Rey, 2005; Silva; Capelle, 2013; Passeggi, 2016). Neste tópico, enfoca os principais conceitos da pesquisa qualitativa. O segundo tópico é nomeado de O fenômeno social na pesquisa qualitativa (Creswell, 2007; Godoy, 1995) e traz os fenômenos sociais e seus significados. Já no terceiro tópico: O papel do pesquisador e sua subjetividade sensível (Gonzáles, 2020), discorre sobre a subjetividade do pesquisador qualitativo. No quarto tópico: Motivações subjetivas da autora (Cancherini, 2009; Villegas e González, 2011) elenca a subjetividade das autoras. Para finalizar, o trabalho traz alguns estudos sobre o tema abordado.