Este artigo apresenta os resultados de uma dissertação de Mestrado em Ensino que investiga práticas de ensino para alunos com surdez em classes comuns, abordando o tema "Uma Experiência do Ensino da Língua Brasileira de Sinais na disciplina de Língua Portuguesa em uma Escola Regular: Vivenciando o Protagonismo do Discente com Surdez". O estudo se justifica pela necessidade de refletir sobre as práticas de ensino para alunos com surdez em salas comuns, e formula a seguinte questão: como o protagonismo discente na disciplina de Língua Portuguesa possibilita o ensino bilíngue em sala comum? O objetivo é identificar os efeitos do protagonismo discente na difusão da Língua Brasileira de Sinais no contexto da disciplina de Língua Portuguesa, baseado em um estudo de caso com um estudante do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Santarém, Pará. Participaram da pesquisa três voluntários: uma professora, um aluno com surdez e sua mãe, todos com nomes fictícios. A fundamentação teórica incluiu legislações brasileiras sobre a Educação Bilíngue para Surdos e autores da área. Utilizando a metodologia de Estudo de Caso único, os dados foram coletados através de observação, diário de campo e entrevistas semiestruturadas, e analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados destacam os efeitos das práticas pedagógicas colaborativas, a difusão da Libras no contexto escolar, a valorização da cultura surda, a inserção do aluno nas práticas curriculares, e o desenvolvimento da autonomia e protagonismo do discente surdo no processo de ensino e aprendizagem.