O objetivo desse trabalho é analisar nos livros didáticos como é caracterizado a introdução do conteúdo de estrutura algébrica da equação do 1° grau e sua significância para alunos do 7° ano do ensino fundamental, evidenciando a importância da linguagem algébrica para a introdução do conteúdo. Sendo assim, por meio de uma pesquisa qualitativa tornou-se necessário: pesquisar a concepção algébrica no campo de sua significação, e investigar sua contribuição no aprendizado de equações do 1° grau no 7° ano do ensino fundamental nos livros didáticos. Com essa finalidade, examinamos três coleções do 7° ano do Ensino Fundamental, levando em conta ano e introdução da álgebra neste período. Como referencial teórico e metodológico usamos as perspectivas de Usiskin que podem ser encontradas em livros didáticos para o ensino de matemática desde a época do movimento da matemática moderna até o presente, verificando se as alterações ali feitas estão de acordo com as leis vigentes à época de sua publicação, ou seja, os guias curriculares, as propostas pedagógicas e os currículos nacionais. Entre os resultados obtidos, é notável que todos os tipos de tarefas principais relacionados à resolução de equações aparecem, de certo modo, nas três coleções analisadas, isto é, mesmo que o enunciado não proponha a resolução da equação; elas aparecem com outros objetivos, como encontrar expressões equivalentes ou confirmar se um valor torna verdadeiro ou não a sentença dada. Em relação à introdução da álgebra no ensino fundamental, é frequente escolher a resolução de equações e apresentar as Equações do 1° grau através da resolução de situações complicadas. Além disso, entre os tipos de tarefas auxiliares que precisam da transcrição da linguagem normal para algébrico, há uma representatividade perceptível em todos os manuais da educação algébrica.