RESUMO A literatura que trata sobre o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) tem, frequentemente, referido as dificuldades dos estudantes em compreender o campo conceitual multiplicativo. Nesse sentido, esta pesquisa tem o propósito de analisar como os professores desenvolvem os conceitos de multiplicação com estudantes do 3o ano do EF, a partir das atividades propostas nos livros didáticos. Este artigo apresenta resultados parciais da dissertação de Mestrado, realizada no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM). O presente projeto objetiva investigar se os professores das turmas de 3o Ano do Ensino Fundamental utilizam outros recursos para ensinar os conceitos da multiplicação, além das atividades propostas no livro didático. Para a execução da pesquisa realizamos, inicialmente, estudos bibliográficos, levantamento e análise de textos acerca do tema. Os resultados destacam os estudos Borga (2015); Galdino (2016); Alves (2019); Silva (2021); Camili (2021); Nóvoa (2022) e Fernandes (2022), no entanto, o referencial teórico poderá ser ampliado até a finalização do estudo. A metodologia consiste no estudo de caso, com abordagem qualitativa a partir da observação das atividades matemáticas realizadas em sala de aula com os estudantes do 3o ano do EF. Também serão realizadas atividades matemáticas (teste diagnóstico) para identificar as dificuldades apresentadas pelos estudantes. Na sequência os professores responderão um questionário com questões abertas e fechadas e com a gestora da escola será realizada uma entrevista semiestruturada. Os dados quantitativos serão analisados a partir da categorização e análise de discurso (Bardin, 2016). Até o momento foram realizadas as observações em sala de aula e aplicação do teste diagnóstico. Os resultados parciais indicam que os estudantes apresentam dificuldades no domínio da tabuada, evidenciando a não compreensão do processo. As professoras propõem atividades semelhantes às do livro didático, o que exige memorização das operações, descaracterizando uma aprendizagem de fato, que evidencie a compreensão do processo multiplicativo.