A promoção de uma formação docente adequada é indispensável para assegurar a oferta de uma educação de qualidade. Para tanto, as políticas públicas desempenham um papel essencial nesse processo, abrangendo desde a definição de currículo e metodologias de ensino até a criação de programas de capacitação e atualização profissional dos educadores. Este estudo propõe investigar a relação entre formação de professores e adoção de práticas inovadoras para a promoção da qualidade educacional, especialmente entre os professores do 2º ano do Ensino Fundamental, do Município de Pentecoste, Estado do Ceará. Os procedimentos metodológicos empregados incluíram pesquisa bibliográfica de autores vinculados ao objeto de investigação e pesquisa qualitativa de natureza aplicada, utilizando a dialética do estudo de caso com os educadores do 2º ano. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. O estudo revelou que a formação de professores e a implementação de práticas inovadoras são essenciais para impulsionar a qualidade da educação. Demonstra uma clara correlação entre capacitação docente, com base em abordagens significativas, e a habilidade dos professores para incorporar procedimentos inovadores em sala de aula, impactando positivamente na aprendizagem dos educandos. Em síntese, esta pesquisa proporcionou uma análise aprofundada sobre a influência da formação docente na promoção de uma educação de qualidade, apresentando implicações práticas relevantes para o constante aprimoramento das práticas dos professores e para a sensibilização em relação à necessidade de políticas públicas que oportunizem a formação e valorização efetiva desses profissionais.