PRÁTICA BOOKTUBE: PRÁXIS E INTERSECÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114338 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7784 "inscrito_id" => 19612 "titulo" => "PRÁTICA BOOKTUBE: PRÁXIS E INTERSECÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "Desenvolvido com acadêmicos do Curso de Letras/Português, da Universidade Estadual do Piauí, este trabalho apresenta um recorte do Projeto de Extensão Universitária - NAVEGANDO NA POESIA EM CANÇÕES: um encontro entre Literatura e Música Popular Brasileira (2020), e teve por objetivo geral apreciar obras da Música Popular Brasileira, percebendo as interações entre poesia e canção. A partir desse projeto de extensão foi possível desenvolver, por meio da metodologia de oficina pedagógica, a práxis “Literatura e cAnÇÃO: as novas leituras de mundo e a prática booktube”, que faz parte do escopo desta comunicação mediante a contextualização de práticas de leitura associadas à intersecção tecnológica na perspectiva educacional, incentivando a produção de resenhas das canções estudadas e a criação de booktubes. Nesse ínterim, houve o compartilhamento de saberes acerca da formação do leitor e os seus modos de ler, levando em consideração as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, as múltiplas linguagens e o letramento digital que contribuem para a produção de conhecimento e para a formação docente, recorrendo a estratégias de disseminação do conhecimento aliadas ao entretenimento e à aprendizagem significativa para a vida do estudante. A partir das considerações evidenciadas, o referencial teórico-metodológico apresenta os olhares e as convergências de Caldeira e Zaidan (2013), Carvalho e Viégas (2017, 2019, 2021), Miranda (2009), Vicentini e Domingues (2008), entre outros autores. Desse modo, os conhecimentos adquiridos neste projeto têm contribuído para o desenvolvimento de investigações na área e o aperfeiçoamento de competências pertinentes à práxis, assim como, vem colaborando na formação continuada de docentes da rede estadual do Maranhão, na modalidade de educação integral propedêutica, local de atuação profissional da pesquisadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19612_TB7784_14102024114107.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA DA CONCEIÇÃO VIÉGAS" "autor_nome_curto" => "PRISCILA VIÉGAS" "autor_email" => "priscila.viegas@prof.edu.ma.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114338 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7784 "inscrito_id" => 19612 "titulo" => "PRÁTICA BOOKTUBE: PRÁXIS E INTERSECÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "Desenvolvido com acadêmicos do Curso de Letras/Português, da Universidade Estadual do Piauí, este trabalho apresenta um recorte do Projeto de Extensão Universitária - NAVEGANDO NA POESIA EM CANÇÕES: um encontro entre Literatura e Música Popular Brasileira (2020), e teve por objetivo geral apreciar obras da Música Popular Brasileira, percebendo as interações entre poesia e canção. A partir desse projeto de extensão foi possível desenvolver, por meio da metodologia de oficina pedagógica, a práxis “Literatura e cAnÇÃO: as novas leituras de mundo e a prática booktube”, que faz parte do escopo desta comunicação mediante a contextualização de práticas de leitura associadas à intersecção tecnológica na perspectiva educacional, incentivando a produção de resenhas das canções estudadas e a criação de booktubes. Nesse ínterim, houve o compartilhamento de saberes acerca da formação do leitor e os seus modos de ler, levando em consideração as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, as múltiplas linguagens e o letramento digital que contribuem para a produção de conhecimento e para a formação docente, recorrendo a estratégias de disseminação do conhecimento aliadas ao entretenimento e à aprendizagem significativa para a vida do estudante. A partir das considerações evidenciadas, o referencial teórico-metodológico apresenta os olhares e as convergências de Caldeira e Zaidan (2013), Carvalho e Viégas (2017, 2019, 2021), Miranda (2009), Vicentini e Domingues (2008), entre outros autores. Desse modo, os conhecimentos adquiridos neste projeto têm contribuído para o desenvolvimento de investigações na área e o aperfeiçoamento de competências pertinentes à práxis, assim como, vem colaborando na formação continuada de docentes da rede estadual do Maranhão, na modalidade de educação integral propedêutica, local de atuação profissional da pesquisadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19612_TB7784_14102024114107.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA DA CONCEIÇÃO VIÉGAS" "autor_nome_curto" => "PRISCILA VIÉGAS" "autor_email" => "priscila.viegas@prof.edu.ma.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }