Desenvolvido com acadêmicos do Curso de Letras/Português, da Universidade Estadual do Piauí, este trabalho apresenta um recorte do Projeto de Extensão Universitária - NAVEGANDO NA POESIA EM CANÇÕES: um encontro entre Literatura e Música Popular Brasileira (2020), e teve por objetivo geral apreciar obras da Música Popular Brasileira, percebendo as interações entre poesia e canção. A partir desse projeto de extensão foi possível desenvolver, por meio da metodologia de oficina pedagógica, a práxis “Literatura e cAnÇÃO: as novas leituras de mundo e a prática booktube”, que faz parte do escopo desta comunicação mediante a contextualização de práticas de leitura associadas à intersecção tecnológica na perspectiva educacional, incentivando a produção de resenhas das canções estudadas e a criação de booktubes. Nesse ínterim, houve o compartilhamento de saberes acerca da formação do leitor e os seus modos de ler, levando em consideração as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, as múltiplas linguagens e o letramento digital que contribuem para a produção de conhecimento e para a formação docente, recorrendo a estratégias de disseminação do conhecimento aliadas ao entretenimento e à aprendizagem significativa para a vida do estudante. A partir das considerações evidenciadas, o referencial teórico-metodológico apresenta os olhares e as convergências de Caldeira e Zaidan (2013), Carvalho e Viégas (2017, 2019, 2021), Miranda (2009), Vicentini e Domingues (2008), entre outros autores. Desse modo, os conhecimentos adquiridos neste projeto têm contribuído para o desenvolvimento de investigações na área e o aperfeiçoamento de competências pertinentes à práxis, assim como, vem colaborando na formação continuada de docentes da rede estadual do Maranhão, na modalidade de educação integral propedêutica, local de atuação profissional da pesquisadora.