O USO DE BRINQUEDOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO MOVIMENTO CIRCULAR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114436 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7934 "inscrito_id" => 13500 "titulo" => "O USO DE BRINQUEDOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO MOVIMENTO CIRCULAR" "resumo" => "O Ensino da Física precisa proporcionar situações que interligue os conceitos e o formalismo matemático ao cotidiano. Também necessita de uma metodologia interativa e dinâmica que possibilite um maior engajamento da turma, auxiliando na formação de alunos críticos e capazes de compreender cientificamente alguns fenômenos que ocorrem no seu entorno. Para isso, a utilização de atividades que favoreçam a participação, a curiosidade e o diálogo entre os discentes, torna-se fundamental. Neste sentido, o uso de brinquedos em determinadas situações metodológicas pode ser um importante aliado no ensino de Física sobretudo, quando pensamos nos aspectos lúdicos, na motivação e no interesse dos discentes. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica que introduz alguns brinquedos em contextos de ensino e aprendizagem do conteúdo de movimento circular. O percurso metodológico se deu por meio de um estudo teórico-prático de caráter qualitativo e exploratório. A abordagem metodológica foi realizada na disciplina de Física, em uma turma da 1ª série do Ensino Médio Regular. Para a coleta de dados, foram utilizadas fotografias e um diário de campo para registrar as observações. Os resultados obtidos corroboram à hipótese de que a inserção da abordagem lúdica por meio dos brinquedos e brincadeiras nas aulas de Física tem um impacto significativo, contribuindo para aprendizado mais significativo. Eles ajudam a contextualizar os conceitos físicos em situações cotidianas, estimulando o raciocínio e o pensamento crítico do docente e do discente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13500_TB7934_04082024111049.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JACIARA GONÇALVES DE MELO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "jaciaragonalves2012@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114436 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7934 "inscrito_id" => 13500 "titulo" => "O USO DE BRINQUEDOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO MOVIMENTO CIRCULAR" "resumo" => "O Ensino da Física precisa proporcionar situações que interligue os conceitos e o formalismo matemático ao cotidiano. Também necessita de uma metodologia interativa e dinâmica que possibilite um maior engajamento da turma, auxiliando na formação de alunos críticos e capazes de compreender cientificamente alguns fenômenos que ocorrem no seu entorno. Para isso, a utilização de atividades que favoreçam a participação, a curiosidade e o diálogo entre os discentes, torna-se fundamental. Neste sentido, o uso de brinquedos em determinadas situações metodológicas pode ser um importante aliado no ensino de Física sobretudo, quando pensamos nos aspectos lúdicos, na motivação e no interesse dos discentes. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica que introduz alguns brinquedos em contextos de ensino e aprendizagem do conteúdo de movimento circular. O percurso metodológico se deu por meio de um estudo teórico-prático de caráter qualitativo e exploratório. A abordagem metodológica foi realizada na disciplina de Física, em uma turma da 1ª série do Ensino Médio Regular. Para a coleta de dados, foram utilizadas fotografias e um diário de campo para registrar as observações. Os resultados obtidos corroboram à hipótese de que a inserção da abordagem lúdica por meio dos brinquedos e brincadeiras nas aulas de Física tem um impacto significativo, contribuindo para aprendizado mais significativo. Eles ajudam a contextualizar os conceitos físicos em situações cotidianas, estimulando o raciocínio e o pensamento crítico do docente e do discente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13500_TB7934_04082024111049.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JACIARA GONÇALVES DE MELO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "jaciaragonalves2012@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }