O Ensino da Física precisa proporcionar situações que interligue os conceitos e o formalismo matemático ao cotidiano. Também necessita de uma metodologia interativa e dinâmica que possibilite um maior engajamento da turma, auxiliando na formação de alunos críticos e capazes de compreender cientificamente alguns fenômenos que ocorrem no seu entorno. Para isso, a utilização de atividades que favoreçam a participação, a curiosidade e o diálogo entre os discentes, torna-se fundamental. Neste sentido, o uso de brinquedos em determinadas situações metodológicas pode ser um importante aliado no ensino de Física sobretudo, quando pensamos nos aspectos lúdicos, na motivação e no interesse dos discentes. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica que introduz alguns brinquedos em contextos de ensino e aprendizagem do conteúdo de movimento circular. O percurso metodológico se deu por meio de um estudo teórico-prático de caráter qualitativo e exploratório. A abordagem metodológica foi realizada na disciplina de Física, em uma turma da 1ª série do Ensino Médio Regular. Para a coleta de dados, foram utilizadas fotografias e um diário de campo para registrar as observações. Os resultados obtidos corroboram à hipótese de que a inserção da abordagem lúdica por meio dos brinquedos e brincadeiras nas aulas de Física tem um impacto significativo, contribuindo para aprendizado mais significativo. Eles ajudam a contextualizar os conceitos físicos em situações cotidianas, estimulando o raciocínio e o pensamento crítico do docente e do discente.