A Astronomia é uma ciência antiga, presente no currículo da educação básica e aguardada pelos educandos. No entanto, a abordagem de conceitos astronômicos nas salas de aulas é carreada de problemas, sobretudo na perpetuação de concepções errôneas em diversos conteúdos da Astronomia e o escasso desenvolvimento de atividades metodológicas práticas e contextualizadoras. Assim, cursos de formação continuada no âmbito do ensino de Astronomia são aguardados pelos docentes da educação básica. Neste sentido, o presente texto vem relatar a investigação decorrida de um curso de formação continuada de professores sobre conceitos relativos ao sistema Terra-Lua e as fases lunares. O mesmo aconteceu em meio a ocorrência da pandemia Covid-19 e foi proposta e realizada com um grupo de professores da região centro-sul do estado paranaense e aconteceu por meio do ensino remoto, utilizando-se de plataformas digitais de comunicação. Mesmo de forma online, foi realizada a apresentação, estudo e construção de modelos didáticos relacionados as fases lunares e abordagem em escala do sistema Terra e Lua. Modelos didáticos que mesmo adaptados de outras referências são inovadores e podem contribuir para a aprendizagem em Astronomia. Com relação a coleta de dados desta investigação, foram realizadas a observação participante e o uso de um questionário, o qual após analisado revelou que os conteúdos abordados e a estratégia de uso de modelos didáticos se mostraram eficientes na opinião dos participantes. Ressalta-se ainda que esta formação é importante pela própria ausência de propostas em relação ao tema da Astronomia, mesmo que esta ciência e seus conceitos são amplamente abordadas nos currículos da educação básica.