Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE SOBRE AS FASES DA LUA: UMA PROPOSTA COM CONSTRUÇÃO E USO DE MODELOS DIDÁTICOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114470
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7984
    "inscrito_id" => 16604
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE SOBRE AS FASES DA LUA: UMA PROPOSTA COM CONSTRUÇÃO E USO DE MODELOS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "A Astronomia é uma ciência antiga, presente no currículo da educação básica e aguardada pelos educandos. No entanto, a abordagem de conceitos astronômicos nas salas de aulas é carreada de problemas, sobretudo na perpetuação de concepções errôneas em diversos conteúdos da Astronomia e o escasso desenvolvimento de atividades metodológicas práticas e contextualizadoras. Assim, cursos de formação continuada no âmbito do ensino de Astronomia são aguardados pelos docentes da educação básica. Neste sentido, o presente texto vem relatar a investigação decorrida de um curso de formação continuada de professores sobre conceitos relativos ao sistema Terra-Lua e as fases lunares. O mesmo aconteceu em meio a ocorrência da pandemia Covid-19 e foi proposta e realizada com um grupo de professores da região centro-sul do estado paranaense e aconteceu por meio do ensino remoto, utilizando-se de plataformas digitais de comunicação. Mesmo de forma online, foi realizada a apresentação, estudo e construção de modelos didáticos relacionados as fases lunares e abordagem em escala do sistema Terra e Lua. Modelos didáticos que mesmo adaptados de outras referências são inovadores e podem contribuir para a aprendizagem em Astronomia. Com relação a coleta de dados desta investigação, foram realizadas a observação participante e o uso de um questionário, o qual após analisado revelou que os conteúdos abordados e a estratégia de uso de modelos didáticos se mostraram eficientes na opinião dos participantes. Ressalta-se ainda que esta formação é importante pela própria ausência de propostas em relação ao tema da Astronomia, mesmo que esta ciência e seus conceitos são amplamente abordadas nos currículos da educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16604_TB7984_28102024211322.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON GIOVANI TROGELLO"
    "autor_nome_curto" => "trogello"
    "autor_email" => "trogello@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114470
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7984
    "inscrito_id" => 16604
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE SOBRE AS FASES DA LUA: UMA PROPOSTA COM CONSTRUÇÃO E USO DE MODELOS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "A Astronomia é uma ciência antiga, presente no currículo da educação básica e aguardada pelos educandos. No entanto, a abordagem de conceitos astronômicos nas salas de aulas é carreada de problemas, sobretudo na perpetuação de concepções errôneas em diversos conteúdos da Astronomia e o escasso desenvolvimento de atividades metodológicas práticas e contextualizadoras. Assim, cursos de formação continuada no âmbito do ensino de Astronomia são aguardados pelos docentes da educação básica. Neste sentido, o presente texto vem relatar a investigação decorrida de um curso de formação continuada de professores sobre conceitos relativos ao sistema Terra-Lua e as fases lunares. O mesmo aconteceu em meio a ocorrência da pandemia Covid-19 e foi proposta e realizada com um grupo de professores da região centro-sul do estado paranaense e aconteceu por meio do ensino remoto, utilizando-se de plataformas digitais de comunicação. Mesmo de forma online, foi realizada a apresentação, estudo e construção de modelos didáticos relacionados as fases lunares e abordagem em escala do sistema Terra e Lua. Modelos didáticos que mesmo adaptados de outras referências são inovadores e podem contribuir para a aprendizagem em Astronomia. Com relação a coleta de dados desta investigação, foram realizadas a observação participante e o uso de um questionário, o qual após analisado revelou que os conteúdos abordados e a estratégia de uso de modelos didáticos se mostraram eficientes na opinião dos participantes. Ressalta-se ainda que esta formação é importante pela própria ausência de propostas em relação ao tema da Astronomia, mesmo que esta ciência e seus conceitos são amplamente abordadas nos currículos da educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16604_TB7984_28102024211322.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON GIOVANI TROGELLO"
    "autor_nome_curto" => "trogello"
    "autor_email" => "trogello@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Astronomia é uma ciência antiga, presente no currículo da educação básica e aguardada pelos educandos. No entanto, a abordagem de conceitos astronômicos nas salas de aulas é carreada de problemas, sobretudo na perpetuação de concepções errôneas em diversos conteúdos da Astronomia e o escasso desenvolvimento de atividades metodológicas práticas e contextualizadoras. Assim, cursos de formação continuada no âmbito do ensino de Astronomia são aguardados pelos docentes da educação básica. Neste sentido, o presente texto vem relatar a investigação decorrida de um curso de formação continuada de professores sobre conceitos relativos ao sistema Terra-Lua e as fases lunares. O mesmo aconteceu em meio a ocorrência da pandemia Covid-19 e foi proposta e realizada com um grupo de professores da região centro-sul do estado paranaense e aconteceu por meio do ensino remoto, utilizando-se de plataformas digitais de comunicação. Mesmo de forma online, foi realizada a apresentação, estudo e construção de modelos didáticos relacionados as fases lunares e abordagem em escala do sistema Terra e Lua. Modelos didáticos que mesmo adaptados de outras referências são inovadores e podem contribuir para a aprendizagem em Astronomia. Com relação a coleta de dados desta investigação, foram realizadas a observação participante e o uso de um questionário, o qual após analisado revelou que os conteúdos abordados e a estratégia de uso de modelos didáticos se mostraram eficientes na opinião dos participantes. Ressalta-se ainda que esta formação é importante pela própria ausência de propostas em relação ao tema da Astronomia, mesmo que esta ciência e seus conceitos são amplamente abordadas nos currículos da educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.