FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA: DESVELANDO PRÁTICAS MULTICULTURALMENTE ORIENTADAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114541 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8094 "inscrito_id" => 16750 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA: DESVELANDO PRÁTICAS MULTICULTURALMENTE ORIENTADAS" "resumo" => "O trabalho em tela apresenta resultados de um estudo realizado no campo da formação incial de professores em nível superior, mais especificamente, no curso de Pedagogia, e apresenta resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Assim, analisa as práticas pedagógicas divulgadas nos relatórios dos/as bolsistas do programa residência pedagógica – PRP, Subprojeto Pedagogia, do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), edital Capes nº 1/2020 e edital CAPES nº 06/2018, identificando as discussões concernentes às questões de diferença, identidade e dos marcadores culturais a partir da perspectiva do multiculturalismo. A argumentação teórica é construída no diálogo com o pensamento multicultural defendido por teóricos como Canen (2002, 2007, 2008, 2009), Candau (2009, 2010, 2012), Moreira (2001, 2002), Hall (1997), McLaren (2000) e Silva (2011) e para tratar da pesquisa e educação muticultural Canen/Ivenick (2005, 2008, 2020) e Xavier (2009). Metodologicamente, traz uma abordagem qualitativa, amparado no modelo de pesquisa bibliográfica e documental. Os documentos explorados apresentam indícios de concepções do multiculturalismo e suas categorias, revelando as características da construção de uma identidade profissional do estudante de licenciatura em Pedagogia. Desse modo, destaca-se a importância do PRP na formação de professores desenvolvendo autonomia e reflexões a partir da teoria e ação com a prática na vida profissional dos residentes bolsistas. Por fim, os relatórios analisados apresentam características vinculadas ao multiculturalismo através das atividades desenvolvidas pelos participantes do Programa Residência Pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16750_TB8094_08102024213038.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE CLEIDE BATISTA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alinecleide@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114541 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8094 "inscrito_id" => 16750 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA: DESVELANDO PRÁTICAS MULTICULTURALMENTE ORIENTADAS" "resumo" => "O trabalho em tela apresenta resultados de um estudo realizado no campo da formação incial de professores em nível superior, mais especificamente, no curso de Pedagogia, e apresenta resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Assim, analisa as práticas pedagógicas divulgadas nos relatórios dos/as bolsistas do programa residência pedagógica – PRP, Subprojeto Pedagogia, do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), edital Capes nº 1/2020 e edital CAPES nº 06/2018, identificando as discussões concernentes às questões de diferença, identidade e dos marcadores culturais a partir da perspectiva do multiculturalismo. A argumentação teórica é construída no diálogo com o pensamento multicultural defendido por teóricos como Canen (2002, 2007, 2008, 2009), Candau (2009, 2010, 2012), Moreira (2001, 2002), Hall (1997), McLaren (2000) e Silva (2011) e para tratar da pesquisa e educação muticultural Canen/Ivenick (2005, 2008, 2020) e Xavier (2009). Metodologicamente, traz uma abordagem qualitativa, amparado no modelo de pesquisa bibliográfica e documental. Os documentos explorados apresentam indícios de concepções do multiculturalismo e suas categorias, revelando as características da construção de uma identidade profissional do estudante de licenciatura em Pedagogia. Desse modo, destaca-se a importância do PRP na formação de professores desenvolvendo autonomia e reflexões a partir da teoria e ação com a prática na vida profissional dos residentes bolsistas. Por fim, os relatórios analisados apresentam características vinculadas ao multiculturalismo através das atividades desenvolvidas pelos participantes do Programa Residência Pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16750_TB8094_08102024213038.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE CLEIDE BATISTA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alinecleide@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }