Este estudo objetiva analisar a função da memória autobiográfica na produção de narrativas a partir da leitura de textos não-verbais imagéticos. A memória autobiográfica permite recordar eventos passados, relembrar quem éramos, como crescemos e como chegamos ao presente. Essas memórias não apenas moldam nossa autoimagem, mas também influenciam nossa leitura dos conceitos idealizados e guardados, pertinentes para interagirmos uns com os outros. Seguindo essa linha de pensamento, esta pesquisa segue as principais contribuições de Alan Baddeley (2000, 2011), Anderson e Eysenck (2011), como pesquisador nos deu uma grande contribuição para o nosso entendimento careca dos estudos sobre a memória, principalmente, a autobiográfica, direcionada à nossa investigação. A pesquisa foi realizada em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental. Os resultados revelaram que a utilização texto não-verbais imagéticos como estratégias de leitura por meio da construção de narrativa de memórias autobiográficas contribuir pode para o desenvolvimento da compreensão leitora, permitindo-lhe ler de forma independente, utilizando táticas adequadas para compreender o texto imagético em sua particularidade, despertar o encantamento pela leitura, explorar o imaginário e aprimorar a capacidade de recepção de narrativas por imagens.