A Geografia é uma disciplina fundamental para o desenvolvimento da criticidade do aluno e na sua formação cidadã, uma vez que os conteúdos trabalhados o fazem pensar no mundo em que está inserido e como os processos físicos e sociais influenciam sua existência. Por vezes, os conteúdos da Geografia física se mostram de difícil compreensão por parte dos alunos, o que pode ser solucionado com metodologias e práticas que se desvinculam do ensino tradicional. Sendo assim, pensando nas dificuldades encontradas no ensino público no Brasil, o presente trabalho aborda o experimento de infiltração de solos realizado em séries e escolas diferentes por mediação de duas professoras de Geografia. O objetivo do trabalho é analisar o desenvolvimento e os resultados obtidos através do experimento, assim como discutir o contexto social das escolas e a relevância na implementação de atividades práticas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A escolha do experimento de infiltração de solos se justifica pela sua capacidade de ilustrar de forma concreta conceitos abstratos relacionados ao ciclo hidrológico, a permeabilidade do solo e a conservação ambiental. A pesquisa de cunho qualitativo acerca dos resultados obtidos a partir do desenvolvimento de atividades práticas no ensino escolar, constatou que as atividades práticas facilitam o processo de aprendizagem dos alunos. O experimento de infiltração dos solos realizado nas turmas de sexto e sétimo ano foi indispensável para a participação, engajamento e entendimento do conteúdo. Com isso, esta pesquisa mostrou que apesar do experimento ter sido aplicado em contextos diferentes, as atividades práticas são sempre positivas no contexto escolar e geram bons resultados no que diz respeito à participação e aprendizagem do aluno.