Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIMENTO DE INFILTRAÇÃO DE SOLOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114638
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8237
    "inscrito_id" => 10885
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIMENTO DE INFILTRAÇÃO DE SOLOS"
    "resumo" => "A Geografia é uma disciplina fundamental para o desenvolvimento da criticidade do aluno e na sua formação cidadã, uma vez que os conteúdos trabalhados o fazem pensar no mundo em que está inserido e como os processos físicos e sociais influenciam sua existência. Por vezes, os conteúdos da Geografia física se mostram de difícil compreensão por parte dos alunos, o que pode ser solucionado com metodologias e práticas que se desvinculam do ensino tradicional. Sendo assim, pensando nas dificuldades encontradas no ensino público no Brasil, o presente trabalho aborda o experimento de infiltração de solos realizado em séries e escolas diferentes por mediação de duas professoras de Geografia. O objetivo do trabalho é analisar o desenvolvimento e os resultados obtidos através do experimento, assim como discutir o contexto social das escolas e a relevância na implementação de atividades práticas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A escolha do experimento de infiltração de solos se justifica pela sua capacidade de ilustrar de forma concreta conceitos abstratos relacionados ao ciclo hidrológico, a permeabilidade do solo e a conservação ambiental. A pesquisa de cunho qualitativo acerca dos resultados obtidos a partir do desenvolvimento de atividades práticas no ensino escolar, constatou que as atividades práticas facilitam o processo de aprendizagem dos alunos. O experimento de infiltração dos solos realizado nas turmas de sexto e sétimo ano foi indispensável para a participação, engajamento e entendimento do conteúdo. Com isso, esta pesquisa mostrou que apesar do experimento ter sido aplicado em contextos diferentes, as atividades práticas são sempre positivas no contexto escolar e geram bons resultados no que diz respeito à participação e aprendizagem do aluno."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10885_TB8237_27102024160626.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LOUISE CHRISTINE RODRIGUES RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "LOUISE CHRISTIN"
    "autor_email" => "louise.rcramos@educador.edu.es.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114638
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8237
    "inscrito_id" => 10885
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIMENTO DE INFILTRAÇÃO DE SOLOS"
    "resumo" => "A Geografia é uma disciplina fundamental para o desenvolvimento da criticidade do aluno e na sua formação cidadã, uma vez que os conteúdos trabalhados o fazem pensar no mundo em que está inserido e como os processos físicos e sociais influenciam sua existência. Por vezes, os conteúdos da Geografia física se mostram de difícil compreensão por parte dos alunos, o que pode ser solucionado com metodologias e práticas que se desvinculam do ensino tradicional. Sendo assim, pensando nas dificuldades encontradas no ensino público no Brasil, o presente trabalho aborda o experimento de infiltração de solos realizado em séries e escolas diferentes por mediação de duas professoras de Geografia. O objetivo do trabalho é analisar o desenvolvimento e os resultados obtidos através do experimento, assim como discutir o contexto social das escolas e a relevância na implementação de atividades práticas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A escolha do experimento de infiltração de solos se justifica pela sua capacidade de ilustrar de forma concreta conceitos abstratos relacionados ao ciclo hidrológico, a permeabilidade do solo e a conservação ambiental. A pesquisa de cunho qualitativo acerca dos resultados obtidos a partir do desenvolvimento de atividades práticas no ensino escolar, constatou que as atividades práticas facilitam o processo de aprendizagem dos alunos. O experimento de infiltração dos solos realizado nas turmas de sexto e sétimo ano foi indispensável para a participação, engajamento e entendimento do conteúdo. Com isso, esta pesquisa mostrou que apesar do experimento ter sido aplicado em contextos diferentes, as atividades práticas são sempre positivas no contexto escolar e geram bons resultados no que diz respeito à participação e aprendizagem do aluno."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10885_TB8237_27102024160626.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LOUISE CHRISTINE RODRIGUES RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "LOUISE CHRISTIN"
    "autor_email" => "louise.rcramos@educador.edu.es.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Geografia é uma disciplina fundamental para o desenvolvimento da criticidade do aluno e na sua formação cidadã, uma vez que os conteúdos trabalhados o fazem pensar no mundo em que está inserido e como os processos físicos e sociais influenciam sua existência. Por vezes, os conteúdos da Geografia física se mostram de difícil compreensão por parte dos alunos, o que pode ser solucionado com metodologias e práticas que se desvinculam do ensino tradicional. Sendo assim, pensando nas dificuldades encontradas no ensino público no Brasil, o presente trabalho aborda o experimento de infiltração de solos realizado em séries e escolas diferentes por mediação de duas professoras de Geografia. O objetivo do trabalho é analisar o desenvolvimento e os resultados obtidos através do experimento, assim como discutir o contexto social das escolas e a relevância na implementação de atividades práticas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A escolha do experimento de infiltração de solos se justifica pela sua capacidade de ilustrar de forma concreta conceitos abstratos relacionados ao ciclo hidrológico, a permeabilidade do solo e a conservação ambiental. A pesquisa de cunho qualitativo acerca dos resultados obtidos a partir do desenvolvimento de atividades práticas no ensino escolar, constatou que as atividades práticas facilitam o processo de aprendizagem dos alunos. O experimento de infiltração dos solos realizado nas turmas de sexto e sétimo ano foi indispensável para a participação, engajamento e entendimento do conteúdo. Com isso, esta pesquisa mostrou que apesar do experimento ter sido aplicado em contextos diferentes, as atividades práticas são sempre positivas no contexto escolar e geram bons resultados no que diz respeito à participação e aprendizagem do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.