Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPACTOS DO BULLYING RACIAL NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES NEGROS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114702
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8327
    "inscrito_id" => 19909
    "titulo" => "IMPACTOS DO BULLYING RACIAL NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES NEGROS"
    "resumo" => "Este estudo apresenta uma breve revisão bibliográfica sobre o bullying no ambiente escolar, focando nos impactos para os estudantes negros. Nessa perspectiva, entendemos melhor abordar o bullying racial, que é o lócus de estudo de muitos pesquisadores, dentre eles, Nina Sichel Mounts (2013), Gisele Pires da Silva e Maria Cristina Schefer (2021), Leonardo Simões dos Santos (2022), dentre outros. Para tal propósito, objetiva-se compreender como o bullying afeta o bem-estar físico e emocional de adolescentes no ensino médio, seu rendimento escolar e suas relações sociais, como também as consequências que o bullying provoca em suas vidas. Desse modo, escolhemos principalmente publicações contidas nas plataformas de busca Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (Scielo). Mapeamos publicações referente ao tema nos últimos 10 anos, a fim de identificar as pesquisas que trazem a temática e antepor as que se mostraram mais relevantes nessa área, bem como identificar as características de similaridades existentes nas intervenções abordadas pelos autores. Este estudo destaca a importância e o papel dos educadores e das instituições escolares na prevenção contra o bullying racial, enfatizando a necessidade de programas de conscientização, perspectivas antirracistas para educadores e a promoção de um currículo inclusivo para criar um ambiente mais seguro e acolhedor. Como resultados, suscitamos a necessidade de diálogos sobre o bullying no ambiente escolar, de uma abordagem diversificada que traga representatividade étnico-racial como forma de combate ao bullying racial e a formação continuada de professores, como também o desenvolvimento de estratégias de apoio às vítimas dessas agressões, estabelecendo políticas educativas que promovam a igualdade e o respeito às diferenças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19909_TB8327_27102024174152.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA SANTANA DE ARGOLO"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA"
    "autor_email" => "patricia.argolo@ifba.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114702
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8327
    "inscrito_id" => 19909
    "titulo" => "IMPACTOS DO BULLYING RACIAL NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES NEGROS"
    "resumo" => "Este estudo apresenta uma breve revisão bibliográfica sobre o bullying no ambiente escolar, focando nos impactos para os estudantes negros. Nessa perspectiva, entendemos melhor abordar o bullying racial, que é o lócus de estudo de muitos pesquisadores, dentre eles, Nina Sichel Mounts (2013), Gisele Pires da Silva e Maria Cristina Schefer (2021), Leonardo Simões dos Santos (2022), dentre outros. Para tal propósito, objetiva-se compreender como o bullying afeta o bem-estar físico e emocional de adolescentes no ensino médio, seu rendimento escolar e suas relações sociais, como também as consequências que o bullying provoca em suas vidas. Desse modo, escolhemos principalmente publicações contidas nas plataformas de busca Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (Scielo). Mapeamos publicações referente ao tema nos últimos 10 anos, a fim de identificar as pesquisas que trazem a temática e antepor as que se mostraram mais relevantes nessa área, bem como identificar as características de similaridades existentes nas intervenções abordadas pelos autores. Este estudo destaca a importância e o papel dos educadores e das instituições escolares na prevenção contra o bullying racial, enfatizando a necessidade de programas de conscientização, perspectivas antirracistas para educadores e a promoção de um currículo inclusivo para criar um ambiente mais seguro e acolhedor. Como resultados, suscitamos a necessidade de diálogos sobre o bullying no ambiente escolar, de uma abordagem diversificada que traga representatividade étnico-racial como forma de combate ao bullying racial e a formação continuada de professores, como também o desenvolvimento de estratégias de apoio às vítimas dessas agressões, estabelecendo políticas educativas que promovam a igualdade e o respeito às diferenças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19909_TB8327_27102024174152.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA SANTANA DE ARGOLO"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA"
    "autor_email" => "patricia.argolo@ifba.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo apresenta uma breve revisão bibliográfica sobre o bullying no ambiente escolar, focando nos impactos para os estudantes negros. Nessa perspectiva, entendemos melhor abordar o bullying racial, que é o lócus de estudo de muitos pesquisadores, dentre eles, Nina Sichel Mounts (2013), Gisele Pires da Silva e Maria Cristina Schefer (2021), Leonardo Simões dos Santos (2022), dentre outros. Para tal propósito, objetiva-se compreender como o bullying afeta o bem-estar físico e emocional de adolescentes no ensino médio, seu rendimento escolar e suas relações sociais, como também as consequências que o bullying provoca em suas vidas. Desse modo, escolhemos principalmente publicações contidas nas plataformas de busca Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (Scielo). Mapeamos publicações referente ao tema nos últimos 10 anos, a fim de identificar as pesquisas que trazem a temática e antepor as que se mostraram mais relevantes nessa área, bem como identificar as características de similaridades existentes nas intervenções abordadas pelos autores. Este estudo destaca a importância e o papel dos educadores e das instituições escolares na prevenção contra o bullying racial, enfatizando a necessidade de programas de conscientização, perspectivas antirracistas para educadores e a promoção de um currículo inclusivo para criar um ambiente mais seguro e acolhedor. Como resultados, suscitamos a necessidade de diálogos sobre o bullying no ambiente escolar, de uma abordagem diversificada que traga representatividade étnico-racial como forma de combate ao bullying racial e a formação continuada de professores, como também o desenvolvimento de estratégias de apoio às vítimas dessas agressões, estabelecendo políticas educativas que promovam a igualdade e o respeito às diferenças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.