Artigo CONEDU - Ensino de línguas (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-014-1

A INTERTEXTUALIDADE NA LEITURA DE TIRINHAS

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          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
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                  As discuss&otilde;es sobre o ensino de l&iacute;nguas foram de grande relev&acirc;ncia para o X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o, o X CONEDU. No GT que tinha como objetivo compreender o ensino de l&iacute;nguas como centro das discuss&otilde;es, com foco no ensino b&aacute;sico por&eacute;m com contribui&ccedil;&otilde;es dos mais diferentes contextos, m&uacute;ltiplas abordagens e experi&ecirc;ncias foram compartilhadas. Visando destacar quest&otilde;es como as habilidades comunicativas, as pol&iacute;ticas de pluralismo lingu&iacute;stico, o curr&iacute;culo e sua rela&ccedil;&atilde;o com o ensino de l&iacute;nguas e pr&aacute;ticas docentes diversas, o GT que deu origem a este livro contou com mais de cem trabalhos submetidos que propiciaram riqu&iacute;ssimas discuss&otilde;es no evento.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Nos dezenove cap&iacute;tulos selecionados pelo evento para compor este livro, temos pertinentes e variadas discuss&otilde;es sobre o ensino de l&iacute;nguas, partindo dos mais diferentes posicionamentos te&oacute;ricos e abordagens. As reflex&otilde;es e experi&ecirc;ncias pr&aacute;ticas aqui compartilhadas trazem quest&otilde;es como o ensino de L&iacute;nguas para Fins Espec&iacute;ficos, a quest&atilde;o do uso de literatura no ensino de l&iacute;nguas adicionais, a utiliza&ccedil;&atilde;o de m&uacute;sica na sala de aula de l&iacute;nguas adicionais, as diferentes possibilidades apresentadas pela utiliza&ccedil;&atilde;o das Tecnologias Digitais de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o &ndash; as TDICs, a utiliza&ccedil;&atilde;o de recursos como as redes sociais Instagram e whatsapp para fins pedag&oacute;gicos, assim como discuss&otilde;es recentes sobre a utiliza&ccedil;&atilde;o do celular em sala de aula. A quest&atilde;o da educa&ccedil;&atilde;o inclusiva tamb&eacute;m &eacute; um ponto de grande relev&acirc;ncia tratado em alguns dos cap&iacute;tulos aqui apresentados.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Em &ldquo;ESP e a consolida&ccedil;&atilde;o da compet&ecirc;ncia leitora em l&iacute;ngua inglesa: uma proposta de sequ&ecirc;ncia did&aacute;tica para o ensino m&eacute;dio&rdquo; s&atilde;o identificadas as principais dificuldades enfrentadas por alunos do ensino m&eacute;dio no Brasil em rela&ccedil;&atilde;o &agrave; compreens&atilde;o leitora em l&iacute;ngua inglesa. Destacando a import&acirc;ncia dessa compet&ecirc;ncia para o sucesso em vestibulares e para o acesso ao ensino superior em nosso pa&iacute;s, este cap&iacute;tulo assinala que, apesar dos anos de estudo da l&iacute;ngua na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, os estudantes ainda se mostram despreparados para compreender e interpretar textos de diferentes g&ecirc;neros nesta l&iacute;ngua. Partindo da abordagem LinFE (L&iacute;nguas para Fins Espec&iacute;ficos), referida no texto como ESP (English for Specific Purposes), o objetivo do estudo &eacute; demonstrar, por meio de uma sequ&ecirc;ncia did&aacute;tica, que esta abordagem pode oferecer estrat&eacute;gias para atender &agrave;s necessidades espec&iacute;ficas dos alunos, no que tange a leitura.&nbsp;<br />\r\n
                  No cap&iacute;tulo &ldquo;Conex&atilde;o liter&aacute;ria: um olhar para a experi&ecirc;ncia leitora na escola&rdquo; a pouca aproxima&ccedil;&atilde;o entre os jovens e os livros, dentro e fora da escola &eacute; abordada. Defendendo o acesso ao conhecimento cultural, art&iacute;stico e humano presente nos livros para todos, o cap&iacute;tulo relata uma experi&ecirc;ncia ocorrida no per&iacute;odo da pandemia de Covid-19, que objetivava contribuir para a forma&ccedil;&atilde;o no que diz respeito &agrave; leitura. Atrav&eacute;s da rede social Instagram, os alunos puderam realizar atividades que inclu&iacute;am postagens ligadas as leituras realizadas, o que gerava engajamento e motiva&ccedil;&atilde;o. Ainda relacionado ao ensino de leitura, outros trabalhos que trazem importantes discuss&otilde;es para este livro s&atilde;o: &rdquo;O texto liter&aacute;rio como ferramenta para o desenvolvimento do pensamento decolonial no ensino de l&iacute;ngua espanhola na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica: um olhar sobre a latinidade&rdquo;, &ldquo;A intertextualidade na leitura de tirinhas&rdquo;, &ldquo;Forma&ccedil;&atilde;o de leitores a partir da literatura afrofuturista: uma perspectiva dial&oacute;gica da linguagem&rdquo; e &ldquo;As rela&ccedil;&otilde;es entre autor e personagem e autorrefer&ecirc;ncia na figura do autor: uma an&aacute;lise de macanudo I&rdquo;. A quest&atilde;o da utiliza&ccedil;&atilde;o de redes sociais como recursos pedag&oacute;gicos tamb&eacute;m &eacute; de grande relev&acirc;ncia nas discuss&otilde;es aqui trazidas e, al&eacute;m da experi&ecirc;ncia com o Instagram anteriormente apontada, temos o trabalho &ldquo;O uso do whatsapp no contexto escolar: novas tecnologias aplicadas ao ensino de l&iacute;ngua inglesa&rdquo;.<br />\r\n
                  Em &ldquo;Uso de TDICs e engajamento na sala de aula de l&iacute;ngua inglesa: uma proposta de produ&ccedil;&atilde;o escrita em uma turma do 9&ordm; ano&rdquo;, s&atilde;o apresentados os resultados de uma interven&ccedil;&atilde;o realizada em uma turma de 9&ordm; ano de l&iacute;ngua inglesa de uma escola p&uacute;blica na zona rural do estado do Rio Grande do Norte. Partindo de uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-a&ccedil;&atilde;o tal como Engel (2000), Allwright (1983 apud Amorim, 2023) e Elliot (1976 apud Silva, 2023), o trabalho busca investigar poss&iacute;veis impactos na motiva&ccedil;&atilde;o e no engajamento dos estudantes a partir da aprendizagem do g&ecirc;nero textual panfleto, na l&iacute;ngua inglesa, por meio da utiliza&ccedil;&atilde;o de TDICs. Ainda sobre g&ecirc;neros textuais, temos o trabalho &ldquo;Os processos referenciais e a constru&ccedil;&atilde;o da orienta&ccedil;&atilde;o argumentativa do texto: an&aacute;lise do g&ecirc;nero artigo de opini&atilde;o&rdquo;. E no que tange engajamento e aspectos emocionais na aprendizagem, temos &ldquo;A gamifica&ccedil;&atilde;o e os aspectos emocionais na aprendizagem de ingl&ecirc;s como l&iacute;ngua estrangeira&rdquo; e &ldquo;O papel da feira de ci&ecirc;ncias no fortalecimento da aprendizagem da l&iacute;ngua inglesa na escola p&uacute;blica&rdquo;.<br />\r\n
                  Partindo de uma proposta de aplica&ccedil;&atilde;o da metodologia ativa, com foco na sala de aula invertida, temos o trabalho &ldquo;Inova&ccedil;&atilde;o e inclus&atilde;o no ensino de l&iacute;ngua inglesa: as metodologias ativas em uma turma de ingl&ecirc;s inclusiva&rdquo;. O texto aborda o desafio de se incluir uma aluna surda em uma turma de ouvintes e traz diversas estrat&eacute;gias adotadas nesse contexto, como a redu&ccedil;&atilde;o do n&uacute;mero de alunos nas aulas, o ensino do alfabeto em ASL (American Sign Language), a legendagem das aulas gravadas em ingl&ecirc;s, a utiliza&ccedil;&atilde;o de aplicativos de convers&atilde;o de fala para texto e o uso de lousas individuais para atividades em pares. Ainda com essa abordagem inclusiva para o ensino de l&iacute;nguas, temos os trabalhos &ldquo;Quarentena da Libras: a &quot;espetaculariza&ccedil;&atilde;o&quot; da Libras por meio de registros sinalizados em di&aacute;rio de bordo&rdquo;, &ldquo;EAD e Libras: uma an&aacute;lise do curso &lsquo;introdu&ccedil;&atilde;o &agrave; Libras&rsquo; no portal EV.G&rdquo; e &ldquo;Abril azul: tema transtorno do espectro autista (TEA) em aulas de l&iacute;ngua portuguesa&rdquo;, que trazem discuss&otilde;es relevantes e atuais para o ensino de l&iacute;nguas.<br />\r\n
                  Ademais, quest&otilde;es como a interdisciplinaridade, estere&oacute;tipos sociais e cren&ccedil;as relacionadas ao ensino de l&iacute;nguas s&atilde;o abordados. &nbsp;Trabalhos como &ldquo;As cren&ccedil;as dos alunos do 6&ordm; e 7&ordm; ano a respeito da aprendizagem em l&iacute;ngua espanhola&rdquo; e &ldquo;An&aacute;lise da aprendizagem significativa do conceito de tempo em ingl&ecirc;s: produ&ccedil;&atilde;o autoral de estudantes do ensino fundamental&rdquo; trazem demandas contempor&acirc;neas que vem recebendo grande aten&ccedil;&atilde;o nas salas de aula: interdisciplinaridade, quest&otilde;es sociais, autonomia, produ&ccedil;&atilde;o autoral dos alunos e quebra de cren&ccedil;as.<br />\r\n
                  Por &uacute;ltimo, mas n&atilde;o menos importante, discuss&otilde;es como o papel do orientador na escrita acad&ecirc;mica como em &ldquo;Produ&ccedil;&atilde;o escrita dial&oacute;gica: o bilhete orientador como elemento propulsor para a revis&atilde;o e a reescrita&rdquo; e reflex&otilde;es sobre o ensino de l&iacute;nguas na escola p&uacute;blica propostas em &ldquo;Ensino de ingl&ecirc;s na escola p&uacute;blica: reflex&otilde;es sobre a problem&aacute;tica do fracasso&rdquo; enriquecem este volume.<br />\r\n
                  Como uma pequena amostra da riqueza que o GT 15: Ensino de L&iacute;nguas levou ao X CONEDU, acreditamos que este livro se apresenta com diferentes e pertinentes pontos de interesse para todos aqueles que se dedicam aos Estudos de L&iacute;nguas, sejam elas adicionais ou primeira l&iacute;ngua. O livro apresenta instigantes di&aacute;logos e experi&ecirc;ncias que podem contribuir para a pr&aacute;tica docente e para pesquisas em andamento na &aacute;rea. Por sua riqueza e diversidade, o livro tamb&eacute;m pode funcionar como pontap&eacute; inicial para investiga&ccedil;&otilde;es e experi&ecirc;ncias pr&aacute;ticas no &acirc;mbito do ensino de l&iacute;nguas.<br />\r\n
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                  ANTONIO FERREIRA DA SILVA J&Uacute;NIOR<br />\r\n
                  F&Aacute;TIMA MACHADO<br />\r\n
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA<br />\r\n
                  CLAUDIA REBELLO DOS SANTOS<br />\r\n
                  ROBERTA CRISTINA SOL FERNANDES STANKE<br />\r\n
                  ELZA MARIA DUARTE ALVARENGA DE MELLO RIBEIRO<br />\r\n
                  EWERTON LUCAS DE MELO MARQUES<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA PEREIRA B&Eacute;RTOLI<br />\r\n
                  MARCELA IOCHEM VALENTE<br />\r\n
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                  As discuss&otilde;es sobre o ensino de l&iacute;nguas foram de grande relev&acirc;ncia para o X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o, o X CONEDU. No GT que tinha como objetivo compreender o ensino de l&iacute;nguas como centro das discuss&otilde;es, com foco no ensino b&aacute;sico por&eacute;m com contribui&ccedil;&otilde;es dos mais diferentes contextos, m&uacute;ltiplas abordagens e experi&ecirc;ncias foram compartilhadas. Visando destacar quest&otilde;es como as habilidades comunicativas, as pol&iacute;ticas de pluralismo lingu&iacute;stico, o curr&iacute;culo e sua rela&ccedil;&atilde;o com o ensino de l&iacute;nguas e pr&aacute;ticas docentes diversas, o GT que deu origem a este livro contou com mais de cem trabalhos submetidos que propiciaram riqu&iacute;ssimas discuss&otilde;es no evento.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Nos dezenove cap&iacute;tulos selecionados pelo evento para compor este livro, temos pertinentes e variadas discuss&otilde;es sobre o ensino de l&iacute;nguas, partindo dos mais diferentes posicionamentos te&oacute;ricos e abordagens. As reflex&otilde;es e experi&ecirc;ncias pr&aacute;ticas aqui compartilhadas trazem quest&otilde;es como o ensino de L&iacute;nguas para Fins Espec&iacute;ficos, a quest&atilde;o do uso de literatura no ensino de l&iacute;nguas adicionais, a utiliza&ccedil;&atilde;o de m&uacute;sica na sala de aula de l&iacute;nguas adicionais, as diferentes possibilidades apresentadas pela utiliza&ccedil;&atilde;o das Tecnologias Digitais de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o &ndash; as TDICs, a utiliza&ccedil;&atilde;o de recursos como as redes sociais Instagram e whatsapp para fins pedag&oacute;gicos, assim como discuss&otilde;es recentes sobre a utiliza&ccedil;&atilde;o do celular em sala de aula. A quest&atilde;o da educa&ccedil;&atilde;o inclusiva tamb&eacute;m &eacute; um ponto de grande relev&acirc;ncia tratado em alguns dos cap&iacute;tulos aqui apresentados.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Em &ldquo;ESP e a consolida&ccedil;&atilde;o da compet&ecirc;ncia leitora em l&iacute;ngua inglesa: uma proposta de sequ&ecirc;ncia did&aacute;tica para o ensino m&eacute;dio&rdquo; s&atilde;o identificadas as principais dificuldades enfrentadas por alunos do ensino m&eacute;dio no Brasil em rela&ccedil;&atilde;o &agrave; compreens&atilde;o leitora em l&iacute;ngua inglesa. Destacando a import&acirc;ncia dessa compet&ecirc;ncia para o sucesso em vestibulares e para o acesso ao ensino superior em nosso pa&iacute;s, este cap&iacute;tulo assinala que, apesar dos anos de estudo da l&iacute;ngua na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, os estudantes ainda se mostram despreparados para compreender e interpretar textos de diferentes g&ecirc;neros nesta l&iacute;ngua. Partindo da abordagem LinFE (L&iacute;nguas para Fins Espec&iacute;ficos), referida no texto como ESP (English for Specific Purposes), o objetivo do estudo &eacute; demonstrar, por meio de uma sequ&ecirc;ncia did&aacute;tica, que esta abordagem pode oferecer estrat&eacute;gias para atender &agrave;s necessidades espec&iacute;ficas dos alunos, no que tange a leitura.&nbsp;<br />\r\n
                  No cap&iacute;tulo &ldquo;Conex&atilde;o liter&aacute;ria: um olhar para a experi&ecirc;ncia leitora na escola&rdquo; a pouca aproxima&ccedil;&atilde;o entre os jovens e os livros, dentro e fora da escola &eacute; abordada. Defendendo o acesso ao conhecimento cultural, art&iacute;stico e humano presente nos livros para todos, o cap&iacute;tulo relata uma experi&ecirc;ncia ocorrida no per&iacute;odo da pandemia de Covid-19, que objetivava contribuir para a forma&ccedil;&atilde;o no que diz respeito &agrave; leitura. Atrav&eacute;s da rede social Instagram, os alunos puderam realizar atividades que inclu&iacute;am postagens ligadas as leituras realizadas, o que gerava engajamento e motiva&ccedil;&atilde;o. Ainda relacionado ao ensino de leitura, outros trabalhos que trazem importantes discuss&otilde;es para este livro s&atilde;o: &rdquo;O texto liter&aacute;rio como ferramenta para o desenvolvimento do pensamento decolonial no ensino de l&iacute;ngua espanhola na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica: um olhar sobre a latinidade&rdquo;, &ldquo;A intertextualidade na leitura de tirinhas&rdquo;, &ldquo;Forma&ccedil;&atilde;o de leitores a partir da literatura afrofuturista: uma perspectiva dial&oacute;gica da linguagem&rdquo; e &ldquo;As rela&ccedil;&otilde;es entre autor e personagem e autorrefer&ecirc;ncia na figura do autor: uma an&aacute;lise de macanudo I&rdquo;. A quest&atilde;o da utiliza&ccedil;&atilde;o de redes sociais como recursos pedag&oacute;gicos tamb&eacute;m &eacute; de grande relev&acirc;ncia nas discuss&otilde;es aqui trazidas e, al&eacute;m da experi&ecirc;ncia com o Instagram anteriormente apontada, temos o trabalho &ldquo;O uso do whatsapp no contexto escolar: novas tecnologias aplicadas ao ensino de l&iacute;ngua inglesa&rdquo;.<br />\r\n
                  Em &ldquo;Uso de TDICs e engajamento na sala de aula de l&iacute;ngua inglesa: uma proposta de produ&ccedil;&atilde;o escrita em uma turma do 9&ordm; ano&rdquo;, s&atilde;o apresentados os resultados de uma interven&ccedil;&atilde;o realizada em uma turma de 9&ordm; ano de l&iacute;ngua inglesa de uma escola p&uacute;blica na zona rural do estado do Rio Grande do Norte. Partindo de uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-a&ccedil;&atilde;o tal como Engel (2000), Allwright (1983 apud Amorim, 2023) e Elliot (1976 apud Silva, 2023), o trabalho busca investigar poss&iacute;veis impactos na motiva&ccedil;&atilde;o e no engajamento dos estudantes a partir da aprendizagem do g&ecirc;nero textual panfleto, na l&iacute;ngua inglesa, por meio da utiliza&ccedil;&atilde;o de TDICs. Ainda sobre g&ecirc;neros textuais, temos o trabalho &ldquo;Os processos referenciais e a constru&ccedil;&atilde;o da orienta&ccedil;&atilde;o argumentativa do texto: an&aacute;lise do g&ecirc;nero artigo de opini&atilde;o&rdquo;. E no que tange engajamento e aspectos emocionais na aprendizagem, temos &ldquo;A gamifica&ccedil;&atilde;o e os aspectos emocionais na aprendizagem de ingl&ecirc;s como l&iacute;ngua estrangeira&rdquo; e &ldquo;O papel da feira de ci&ecirc;ncias no fortalecimento da aprendizagem da l&iacute;ngua inglesa na escola p&uacute;blica&rdquo;.<br />\r\n
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                  Como uma pequena amostra da riqueza que o GT 15: Ensino de L&iacute;nguas levou ao X CONEDU, acreditamos que este livro se apresenta com diferentes e pertinentes pontos de interesse para todos aqueles que se dedicam aos Estudos de L&iacute;nguas, sejam elas adicionais ou primeira l&iacute;ngua. O livro apresenta instigantes di&aacute;logos e experi&ecirc;ncias que podem contribuir para a pr&aacute;tica docente e para pesquisas em andamento na &aacute;rea. Por sua riqueza e diversidade, o livro tamb&eacute;m pode funcionar como pontap&eacute; inicial para investiga&ccedil;&otilde;es e experi&ecirc;ncias pr&aacute;ticas no &acirc;mbito do ensino de l&iacute;nguas.<br />\r\n
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Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Neste artigo investigamos o papel da intertextualidade na leitura de tirinhas, focalizando em sua contribuição para as aulas de Língua Portuguesa. Ancoramos a pesquisa com base nos princípios teórico-metodológicos da Linguística Textual e seus contributos para o ensino, buscando investigar como a intertextualidade pode ampliar a percepção dos discentes sobre os mecanismos linguísticos e visuais presentes nas tirinhas. Para tanto, recorremos aos estudos de Koch e Elias (2006), Cavalcante et al. (2022), Eisner (1995), entre outros. Durante a análise, identificamos a interação entre elementos textuais e visuais, destacando como referências culturais, sociais e literárias se entrelaçam para construção de sentidos das tirinhas. Os resultados preliminares apontam que essas referências desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento de uma prática de leitura capaz de promover a mobilização de saberes. Nesse sentido, o trabalho com a intertextualidade não apenas facilita a compreensão textual, mas também incentiva a busca e conexão com conhecimentos prévios para a compreensão e interpretação das mensagens transmitidas. Nas aulas de Língua Portuguesa, o diálogo intertextual presente nas tirinhas surge como um recurso propício para o contato com diferentes gêneros textuais, sendo capaz de fortalecer a prática de análise crítica e a expansão do repertório linguístico dos estudantes. Portanto, este estudo visa contribuir para a compreensão da intertextualidade nas tirinhas, destacando sua relevância pedagógica no contexto educacional.

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