Este artigo identifica as principais dificuldades enfrentadas por alunos do ensino médio brasileiro em relação à compreensão leitora em língua inglesa, uma competência essencial para o sucesso em vestibulares e para o acesso ao ensino superior. A pesquisa assinala que, apesar da grande demanda por fluência no inglês e dos anos de estudos do idioma na educação básica, muitos estudantes encontram-se despreparados para compreender e interpretar textos de diferentes gêneros nesta língua estrangeira. O trabalho reconhece que a leitura, frequentemente percebida como uma habilidade passiva, é, na verdade, um processo ativo em que o leitor atua como coautor, interpretando e construindo significados em diálogo com o autor por meio do texto. Diante dessa questão, propomos a abordagem de English for Specific Purposes (ESP), já que ela aciona um conjunto de estratégias eficazes para melhorar a prática de leitura, enfocando a rápida evolução desta habilidade em comparação com as outras três habilidades básicas que nos permitem agir socialmente na língua: falar, escrever e ouvir. O objetivo deste estudo é demonstrar, por meio de uma sequência didática baseada em ESP, que esta abordagem pode oferecer estratégias adequadas para atender às necessidades específicas dos alunos, de modo que eles se tornem leitores maduros, proficientes e autônomos, capazes de mobilizar os mecanismos necessários para uma leitura, de fato, ativa, além de reflexiva e crítica. Para sustentar teoricamente esta abordagem, recorre-se aos estudos de Celani (1988) e Moita Lopes (1996), que apresentam contribuições significativas na área de Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa. Por fim, enfatiza-se que o desenvolvimento de habilidades de leitura em inglês não só equipa os alunos para um melhor desempenho acadêmico, mas também os insere mais adequadamente no contexto globalizado atual. Além disso, esta pesquisa alinha-se com políticas de pluralismo linguístico e práticas docentes inovadoras, respondendo assim às necessidades curriculares contemporâneas e contribuindo para uma formação linguística mais inclusiva e eficaz.