Este trabalho pretende discutir o papel da latinidade a partir do tratamento didático do texto literário (TL) como um viés para o desenvolvimento do pensamento decolonial no ensino de língua espanhola. Para isso, escolhemos como material de análise todos os livros didáticos de espanhol indicados pelo Guia do PNLD/2018 para o ensino médio e como corpus as seções destinas especificamente ao desenvolvimento da habilidade leitora, cujo texto empregado para este fim seja o TL. Para esse debate, no que diz respeito às implicações em torno do tratamento didático do TL, nos apoiaremos em Martín Peris (2000), Mendoza Fillola (2002, 2007) e Albadalejo (2007) e trazemos os estudos de Canclini (2008), Mignolo (2005), Prado (1994), Ianni (1993), Quijada (1998), Quijano (2000, 2005) e Vargas Llosa (2006) a fim de construirmos a perspectiva da latinidade como forma de fortalecer o axioma ‘decolonialidade’. A partir da análise feita das atividades de leitura que fazem uso dos textos literários, propomos, por meios desses textos, o debate que envolve os aspectos inerentes à latinidade reiterando o compromisso da educação na formação de cidadãos críticos e reflexivos, culminando, desse modo, numa atitude decolonial. Afinal de contas, interpretar representa ir além das entrelinhas e, nesse caso, cabe a discussão em torno de todas as particularidades que o texto pode revelar sobre a latinidade, a fim de permitir que o aluno se reconheça como partícipe desse subcontinente diante da aproximação de contextos que não são próprios dos países de fala hispânica em solo americano, mas que também diz respeito a nossa realidade sócio-histórica.