Artigo Anais do EBI - Encontro Brasileiro de Ictiologia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-033-2

PEIXES VÃO À ESCOLA: COLEÇÃO DIDÁTICA DE PEIXES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DE PORTO NACIONAL, TO

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Publicado em 12 de fevereiro de 2025

Resumo

Grande parte das escolas públicas brasileiras não possui laboratórios de ciências e coleções científicas como ferramentas de ensino em Ciências e Biologia. A utilização de coleções didáticas nas escolas objetiva estimular os estudantes a fixarem melhor o conteúdo ministrado em aulas teóricas. O projeto de extensão “Peixes vão à escola” teve como objetivo auxiliar o Ensino de Ciências e Biologia na rede pública estadual de ensino no município de Porto Nacional, TO por meio da construção de coleções didáticas escolares de peixes. Para a construção das coleções escolares, foram utilizados espécimes de peixes preservados em via úmida (álcool 70%) do acervo da coleção didática do Laboratório de Zoologia de Vertebrados (LabZoo), da Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional. Nas escolas parceiras, foram realizadas oficinas onde os alunos assistiram uma breve palestra sobre coleções, e na sequência triaram e identificaram os espécimes, com auxílio de um folder ilustrativo contendo as características das principais ordens da bacia do Tocantins. Para acompanhar as coleções, foi elaborada uma cartilha informativa sobre a diversidade e conservação da ictiofauna da bacia. Ademais, durante as oficinas foram confeccionados exemplares de peixes emblocados em resina epóxi, que foram acrescentados nas coleções oferecidas às escolas. Cerca de 90 estudantes e três professores participaram das oficinas. Como instrumento de avaliação externa, foi aplicado um questionário para os estudantes e professores participantes. De acordo com os resultados sumarizados, a maioria dos respondentes afirmou que a ação contribui para sua formação escolar em Biologia, considerando a ação como boa ou excelente. Como conclusão da ação, apontamos que as coleções didáticas desempenham um papel fundamental no Ensino de Ciências e Biodiversidade, sendo um recurso prático valioso para a aprendizagem dos estudantes e fixação do conteúdo ministrado em aulas teóricas.

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