INTERVENÇÃO EDUCACIONAL COM ADOLESCENTES ESCOLARES ACERCA DAS TRANSFORMAÇÕES CORPORAIS NA ADOLESCÊNCIA
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121856 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 8 "inscrito_id" => 49 "titulo" => "INTERVENÇÃO EDUCACIONAL COM ADOLESCENTES ESCOLARES ACERCA DAS TRANSFORMAÇÕES CORPORAIS NA ADOLESCÊNCIA" "resumo" => "Introdução: A adolescência é a transição entre a infância e a vida adulta, marcada pelo desenvolvimento de características sexuais secundárias, aceleração do crescimento, maturação das gônadas e transformações biopsicossociais e culturais. Ações de educação em saúde na escola podem influenciar na criação de perfis de saúde mais saudáveis, assegurando um desenvolvimento pleno e uma melhor qualidade de vida para os adolescentes. Objetivo: Relatar intervenção educacional com adolescentes escolares acerca das transformações corporais na adolescência. Métodos: Trata-se de relato de experiência de caráter qualitativo, descritivo, desenvolvido a partir de atividade educacional construída por pós-graduandos e docentes de Enfermagem, durante a disciplina de Educação em Saúde na Atenção Básica em uma Escola pública de referência de Recife-PE. Foi realizada em outubro de 2024 com estudantes do sétimo ano do ensino fundamental. Utilizou-se de metodologias ativas e materiais educativos. O relato foi estruturado a partir de observações e descrição das atividades e impressões dos envolvidos. Resultados: A atividade foi realizada em três etapas: 1) Conhecimento prévio das necessidades e inquietações dos educandos e planejamento em conjunto da atividade; 2) Implementação da atividade educativa. Nessa etapa, foram abordadas o desenvolvimento físico/crescimento, seus fatores contribuintes para transformações corporais/puberdade, ciclo menstrual e cuidados com o corpo. Utilizou-se da tempestade de ideias com os saberes prévios dos escolares e um quebra-cabeça educativo com montagem coletiva das transformações no corpo na adolescência com uma média de 50 minutos de duração e 3) Avaliação e impressões dos educandos-educadores. Na etapa final, foram levantados os pontos positivos e negativos da atividade, bem como, as melhorias e potencialidades no ensino-aprendizagem. Conclusão: A atividade despertou o interesse dos educandos e foi espaço de construção do aprendizado e de quebras de tabus nessa fase. Contribuições/implicações para a Enfermagem: A atuação da enfermagem através da educação em saúde deve fazer parte do cotidiano escolar e diversas temáticas devem ser abordadas." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID49_TB8_01042025173859.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELLA GOMES DOS SANTOS LOPES" "autor_nome_curto" => "MARCELLA LOPES" "autor_email" => "marcella.lopes@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121856 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 8 "inscrito_id" => 49 "titulo" => "INTERVENÇÃO EDUCACIONAL COM ADOLESCENTES ESCOLARES ACERCA DAS TRANSFORMAÇÕES CORPORAIS NA ADOLESCÊNCIA" "resumo" => "Introdução: A adolescência é a transição entre a infância e a vida adulta, marcada pelo desenvolvimento de características sexuais secundárias, aceleração do crescimento, maturação das gônadas e transformações biopsicossociais e culturais. Ações de educação em saúde na escola podem influenciar na criação de perfis de saúde mais saudáveis, assegurando um desenvolvimento pleno e uma melhor qualidade de vida para os adolescentes. Objetivo: Relatar intervenção educacional com adolescentes escolares acerca das transformações corporais na adolescência. Métodos: Trata-se de relato de experiência de caráter qualitativo, descritivo, desenvolvido a partir de atividade educacional construída por pós-graduandos e docentes de Enfermagem, durante a disciplina de Educação em Saúde na Atenção Básica em uma Escola pública de referência de Recife-PE. Foi realizada em outubro de 2024 com estudantes do sétimo ano do ensino fundamental. Utilizou-se de metodologias ativas e materiais educativos. O relato foi estruturado a partir de observações e descrição das atividades e impressões dos envolvidos. Resultados: A atividade foi realizada em três etapas: 1) Conhecimento prévio das necessidades e inquietações dos educandos e planejamento em conjunto da atividade; 2) Implementação da atividade educativa. Nessa etapa, foram abordadas o desenvolvimento físico/crescimento, seus fatores contribuintes para transformações corporais/puberdade, ciclo menstrual e cuidados com o corpo. Utilizou-se da tempestade de ideias com os saberes prévios dos escolares e um quebra-cabeça educativo com montagem coletiva das transformações no corpo na adolescência com uma média de 50 minutos de duração e 3) Avaliação e impressões dos educandos-educadores. Na etapa final, foram levantados os pontos positivos e negativos da atividade, bem como, as melhorias e potencialidades no ensino-aprendizagem. Conclusão: A atividade despertou o interesse dos educandos e foi espaço de construção do aprendizado e de quebras de tabus nessa fase. Contribuições/implicações para a Enfermagem: A atuação da enfermagem através da educação em saúde deve fazer parte do cotidiano escolar e diversas temáticas devem ser abordadas." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID49_TB8_01042025173859.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELLA GOMES DOS SANTOS LOPES" "autor_nome_curto" => "MARCELLA LOPES" "autor_email" => "marcella.lopes@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }