PROTAGONISMO DE GRADUANDO EM ENFERMAGEM COMO PESQUISADOR EM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121901 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 66 "inscrito_id" => 186 "titulo" => "PROTAGONISMO DE GRADUANDO EM ENFERMAGEM COMO PESQUISADOR EM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO" "resumo" => "Introdução: O Ensaio clínico Randomizado representa o padrão-ouro nas pesquisas experimentais, com capacidade de gerar evidências científicas, devido ao seu rigor metodológico, que consiste na (1) seleção e recrutamento de participantes, (2) randomização e cegamento, (3) Intervenção e (4) avaliação dos desfechos. Destarte, ressalta-se a participação do graduando de enfermagem na pesquisa, pois estimula a criatividade e pensamento crítico, articula a teoria com a prática, consolidando sua formação tanto para a prática profissional como para a pesquisa. Objetivo: Relatar a experiência de graduando em enfermagem como auxiliar de uma pesquisa experimental. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre atividades desenvolvidas pelo graduando numa pesquisa experimental que ocorreu de julho a dezembro de 2024, que avaliou os efeitos dos remédios florais de Bach no estresse ocupacional de técnicos de enfermagem de unidade de terapia intensiva adulto em Hospitais Universitários a luz da Teoria de Betty Neuman. Resultados: A pesquisa ocorreu em cinco consultas de enfermagem com a terapeuta floral e cada participante que desconhecia a alocação dos mesmos no grupo controle ou intervenção. As atividades desenvolvidas incluíram o preparo do remédio floral e placebo, a randomização dos participantes para garantir o cegamento da pesquisa e a organização dos dados em planilhas, otimizando a avaliação dos desfechos encontrados. Conclusão: Portanto, o graduando foi protagonista ao garantir a randomização e o cegamento, organizar os dados, assegurando o rigor metodológico da pesquisa experimental. Assim, evidencia-se a importância da inserção de discente em pesquisas na sua formação acadêmica e para o futuro da pesquisa em enfermagem. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: Evidenciar a relevância da participação do graduando de enfermagem em pesquisa, estimulando a autonomia intelectual, a formação de futuros pesquisadores em enfermagem, promovendo integração do conhecimento e realização profissional, que, consequentemente, contribuiu na execução da pesquisa experimental, gerando novas evidências científicas." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID186_TB66_15042025170857.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON JOSÉ LUCENA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON L." "autor_email" => "jefferson.joselucena@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121901 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 66 "inscrito_id" => 186 "titulo" => "PROTAGONISMO DE GRADUANDO EM ENFERMAGEM COMO PESQUISADOR EM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO" "resumo" => "Introdução: O Ensaio clínico Randomizado representa o padrão-ouro nas pesquisas experimentais, com capacidade de gerar evidências científicas, devido ao seu rigor metodológico, que consiste na (1) seleção e recrutamento de participantes, (2) randomização e cegamento, (3) Intervenção e (4) avaliação dos desfechos. Destarte, ressalta-se a participação do graduando de enfermagem na pesquisa, pois estimula a criatividade e pensamento crítico, articula a teoria com a prática, consolidando sua formação tanto para a prática profissional como para a pesquisa. Objetivo: Relatar a experiência de graduando em enfermagem como auxiliar de uma pesquisa experimental. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre atividades desenvolvidas pelo graduando numa pesquisa experimental que ocorreu de julho a dezembro de 2024, que avaliou os efeitos dos remédios florais de Bach no estresse ocupacional de técnicos de enfermagem de unidade de terapia intensiva adulto em Hospitais Universitários a luz da Teoria de Betty Neuman. Resultados: A pesquisa ocorreu em cinco consultas de enfermagem com a terapeuta floral e cada participante que desconhecia a alocação dos mesmos no grupo controle ou intervenção. As atividades desenvolvidas incluíram o preparo do remédio floral e placebo, a randomização dos participantes para garantir o cegamento da pesquisa e a organização dos dados em planilhas, otimizando a avaliação dos desfechos encontrados. Conclusão: Portanto, o graduando foi protagonista ao garantir a randomização e o cegamento, organizar os dados, assegurando o rigor metodológico da pesquisa experimental. Assim, evidencia-se a importância da inserção de discente em pesquisas na sua formação acadêmica e para o futuro da pesquisa em enfermagem. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: Evidenciar a relevância da participação do graduando de enfermagem em pesquisa, estimulando a autonomia intelectual, a formação de futuros pesquisadores em enfermagem, promovendo integração do conhecimento e realização profissional, que, consequentemente, contribuiu na execução da pesquisa experimental, gerando novas evidências científicas." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID186_TB66_15042025170857.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON JOSÉ LUCENA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON L." "autor_email" => "jefferson.joselucena@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }