RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE TONTURA, DESMAIO E CONVULSÃO COM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121989 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 167 "inscrito_id" => 168 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE TONTURA, DESMAIO E CONVULSÃO COM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Introdução: A realização de projetos de extensão voltados ao ensino de primeiros socorros para crianças de 12 e 13 anos mostra-se essencial para a formação de cidadãos informados e aptos a agir em situações de emergência. Nesse sentido, a universidade cumpre seu papel ao compartilhar, por meio dos estudantes, os saberes adquiridos na graduação. Além disso, abordar temas como tontura, desmaio e convulsão no ensino é fundamental e permite que os alunos compreendam essas condições e ajam de forma preventiva. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem em uma intervenção educativa com escolares sobre primeiros socorros diante de tontura, desmaio e convulsão. Método: Trata-se de um relato de experiência de uma ação educativa realizada por discentes de Enfermagem da UFPE em 06 de junho de 2024, na Escola Municipal Vila Sésamo, Recife-PE. A atividade envolveu seis turmas do 7° ano, com cerca de 30 alunos, e utilizou como base o “Círculo de Cultura” de Paulo Freire, estimulando a troca de saberes. A intervenção foi interativa, conectando teoria à vivência dos alunos. Resultados: Os escolares participaram ativamente, demonstrando interesse e assimilação dos conteúdos. A ambientação com cartazes, manequins e recursos didáticos lúdicos facilitou a compreensão e promoveu um espaço dialógico e acolhedor. Os escolares passaram a reconhecer sinais de alerta e como agir em situações emergenciais. Conclusão e Implicações para a Enfermagem: A experiência mostrou-se enriquecedora tanto para os escolares quanto para as acadêmicas, fortalecendo a educação em saúde no ambiente escolar. Ressalta-se a importância do papel da Enfermagem na promoção do cuidado, educação e empoderamento comunitário, ao contribuir com ações que extrapolam os muros universitários e impactam a sociedade." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID168_TB167_24042025191255.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ANTÔNIA ARRUDA DE MOURA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariaantonia.moura@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121989 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 167 "inscrito_id" => 168 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE TONTURA, DESMAIO E CONVULSÃO COM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Introdução: A realização de projetos de extensão voltados ao ensino de primeiros socorros para crianças de 12 e 13 anos mostra-se essencial para a formação de cidadãos informados e aptos a agir em situações de emergência. Nesse sentido, a universidade cumpre seu papel ao compartilhar, por meio dos estudantes, os saberes adquiridos na graduação. Além disso, abordar temas como tontura, desmaio e convulsão no ensino é fundamental e permite que os alunos compreendam essas condições e ajam de forma preventiva. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem em uma intervenção educativa com escolares sobre primeiros socorros diante de tontura, desmaio e convulsão. Método: Trata-se de um relato de experiência de uma ação educativa realizada por discentes de Enfermagem da UFPE em 06 de junho de 2024, na Escola Municipal Vila Sésamo, Recife-PE. A atividade envolveu seis turmas do 7° ano, com cerca de 30 alunos, e utilizou como base o “Círculo de Cultura” de Paulo Freire, estimulando a troca de saberes. A intervenção foi interativa, conectando teoria à vivência dos alunos. Resultados: Os escolares participaram ativamente, demonstrando interesse e assimilação dos conteúdos. A ambientação com cartazes, manequins e recursos didáticos lúdicos facilitou a compreensão e promoveu um espaço dialógico e acolhedor. Os escolares passaram a reconhecer sinais de alerta e como agir em situações emergenciais. Conclusão e Implicações para a Enfermagem: A experiência mostrou-se enriquecedora tanto para os escolares quanto para as acadêmicas, fortalecendo a educação em saúde no ambiente escolar. Ressalta-se a importância do papel da Enfermagem na promoção do cuidado, educação e empoderamento comunitário, ao contribuir com ações que extrapolam os muros universitários e impactam a sociedade." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID168_TB167_24042025191255.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ANTÔNIA ARRUDA DE MOURA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariaantonia.moura@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }